Firefox chega a 25 milhões de downloads em cem dias

da Folha Online

O navegador Firefox, da Mozilla Foundation, foi baixado em 25 milhões de computadores em todo o mundo --isso dá, em média, 25 mil downloads por dia.

O programa funciona como uma alternativa para o Internet Explorer, da Microsoft, e possui várias funções que caíram no gosto do público --entre elas bloqueador de popup e uma barra que permite fazer buscas no Google.

"O que era apenas uma pequena chama há cem dias explodiu em uma demonstração do poder do código-aberto", disse Blake Ross, principal responsável pelo desenvolvimento da novidade, segundo o site "News.com".

Os últimos dados divulgados pela empresa de pesquisa WebSideStory mostram que em dezembro o browser tinha 4,06% do mercado, contra 91,8% do concorrente Internet Explorer, da Microsoft --em outubro, os números eram 2,66% e 93,21%.

A Mozilla desenvolveu o programa com doações e colaboração de voluntários, entre eles programadores. A versão de testes do programa, disponível na web antes de novembro, foi baixada por 8 milhões de internautas.

Com contribuições financeiras, a Mozilla fez um anúncio de duas páginas no jornal "The New York Times", com os nomes das 10 mil pessoas que fizeram as doações.

Em uma entrevista para o site "BetaNews" em novembro, Gary Schare, gerente de produto da Microsoft, disse que é muito mais fácil conquistar os early adopters [grupo de usuários de tecnologia aberto a novidades] do que os internautas em geral.

Com o alto número de adesões ao concorrente, no entanto, a Microsoft deve lançar uma versão do Internet Explorer que terá como foco proteção contra vírus e spyware.

O Firefox 1.1 será lançada em junho --sua disponibilização, prevista para março, foi adiada por três meses. Segundo a Mozilla, o atraso está ligado ao desenvolvimento do programa.


 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home