Espanha desenvolve casa inteligente

Pelo lado de fora, ela parece só mais uma casa em uma luxuosa rua, de Barcelona. Porém, por dentro, a casa-mostruário dos Laboratórios Eneo (também conhecida como eNeo Labs Connected Home) é uma moderna "casa inteligente" que sabe como se manter limpa, controlar o nível de água e, até mesmo, reduzir o consumo de energia.

Denominada por seus criadores como a casa mais moderna da Europa, ela possui dois andares, um jardim impecável e inacreditavelmente verde. Um controlador climático no teto conhece as condições de temperatura e de clima, assim, pode desligar o pulverizador e cobrir a piscina quando começar a chover, ou desenrolar o toldo quando o sol brilhar.

Dentro da casa, as luzes se apagam automaticamente quando existe luz natural o suficiente no cômodo, reduzindo o consumo de energia. Pequenas aberturas pretas ao longo do rodapé são, na verdade, aspiradores de pó que, com um toque de botão, sugarão tudo o que estiver a seu alcance.

Tudo isso parece ter saído de um filme de ficção científica, mas a maioria das tecnologias foi usada por uma década ou mais nos Estados Unidos e no Japão. "Apesar de as casas inteligentes serem mais comuns nos Estados Unidos, a Europa está bem à frente em termos de pesquisa e comercialização de hábitos de eficiência energética", disse Volker Hartkopf, professor de arquitetura na Universidade de Carnegie Mellon e especialista em tecnologias para casas.

A casa criada pelos Laboratórios Eneo da Espanha está cheia de luxúrias, mas seu principal foco está sobre as necessidades básicas de seus ocupantes. Na porta da frente, chaves eletrônicas ajudam a família a manter a segurança de suas vidas. Câmeras de segurança são espalhadas ao redor da casa e os donos podem monitorar qualquer cômodo a partir da internet ou de telefones celulares.

Uma calha leva o lixo orgânico a um depósito externo, tornando a casa mais "ecologicamente correta". O entretenimento não é negligenciado. Televisões com telas grandes são espalhadas pela casa e funcionam não só para assistir ao noticiário da noite, mas para se ligar a uma central de filmes, programas de tv, arquivos de mp3 e fotos.

A casa também possui informações de ambiente, o que significa que com um toque é possível criar um cenário perfeito para uma dada atividade ou horário do dia. O "cenário da manhã" liga o rádio, abre as cortinas, liga o chuveiro quente e começa a passar o café. O cenário para "assistir a um filme" escurece o cômodo, diminui a luz que passa pelas cortinas, transfere chamadas para o correio vocal e prepara a tela de televisão.

"Queremos tornar a tecnologia parte da vida cotidiana, fazendo com que ela realmente ajude as pessoas", disse Javier Zamora, gerente geral dos Laboratórios Eneo. Muitos pesquisadores questionam quão inteligente uma "casa inteligente" pode ser.

"Há ainda muitos fatores externos que uma casa inteligente não pode levar em conta. Para se resfriar, uma casa inteligente pode optar por abrir a janela. Mas ela não levará em consideração o fato de um prédio estar na frente de sua porta. Basicamente, uma casa inteligente nunca será inteligente como o cérebro humano", disse MarkYounger, pesquisador da Escola Pratt de Engenharia da Universidade Duke.

"Estou absolutamente certo de que em cinco anos as casas inteligentes serão bem mais comuns", disse o diretor comercial dos Laboratórios Eneo. "Mas no ano de 2007, prevemos possuir 10 mil casas dentro do sistema só na Espanha. Dentro de uma década, poderíamos ver esta tendência predominar. Ela definitivamente vai dar certo".
 AP

 

 
 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

              Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home