Piratas intensificam ataques a PCs em dezembro e janeiro

da Folha Online

Os meses de dezembro e janeiro são considerados os melhores do ano para piratas e spammers. Isso porque durante essa época é comum que pessoas pouco familiarizadas com tecnologia comprem computadores, conectem-se à internet e tornem-se alvos fáceis de spams, vírus e spyware.

"As pessoas querem entrar na rede o mais rápido possível, assim como querem estrear qualquer presente de Natal", afirma Tony Redmond, diretor de tecnologia da Hewlett-Packard, à "Associated Press". "Esses novos usuários devem ter noção de que a internet é um lugar muito perigoso".

Susan Love, 57, uma ex-professora de Nova York, passou a ter problemas deste tipo em 2002. Depois de ter seu micro atacado por diversas pragas, ela estabeleceu uma nova regra para lidar com a tecnologia: Love nunca desliga seu computador, pois assim seus programas são sempre atualizados, evitando o risco de ataques.

"Para deixar seu micro seguro, é preciso virar uma nerd. Checo se houve instalação de software espião todas as noites, por exemplo", conta Love.

Empresas como HP, Dell, IBM e provedores de acesso concordam que os ataques são mais freqüentes nessa época do ano. "Os hackers sabem que o internauta está mais vulnerável quando entra na rede pela primeira vez", afirma Kris Murphy, do provedor Indylink.org.

A empresa de Murphy contrata dez técnicos temporários durante essa época, para atender a alta demanda no help desk. "Usuários sem experiência caem mais facilmente nas armadilhas, pois não acreditam que ao digitar informações na tela podem passar dados confidenciais a piratas", exemplifica.

De acordo com uma pesquisa recente da National Cyber Security Alliance (Aliança Nacional da Segurança Virtual), dois em cada três americanos com computador em casa (são 185 milhões no total, segundo a "Associated Press") dizem já ter sido atacados por vírus.

Com agências internacionais

 

 
 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

              Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home