Número de sites que enganam usuários cresce 29% em novembro

da Folha Online

O número de sites criados por piratas para enganar os usuários cresceu 29% entre outubro e novembro, chegando a 1.518. Desde agosto, quando 727 sites desse tipo foram identificados, a taxa média mensal de crescimento é de 28%.

As informações são do Anti-Phishing Working Group, grupo criado para reduzir a prática de phishing scam --criação de sites falsos, onde as informações digitadas pelo internauta são enviadas aos piratas.

As mensagens de e-mail que funcionam como convite para que o usuário acesse os sites fraudulentos foram de 6.597 em outubro para 8.459 em novembro (crescimento de 28%). A média mensal desse aumento desde julho está na faixa dos 34%.

Para convencer o internauta a acessar determinado endereço, os criminosos utilizam marcas conhecidas nos e-mails e nas páginas. No mês passado, foram 51 marcas, contra 44 em outubro.

Assim como aconteceu no mês passado, apenas seis marcas foram colocadas em 80% do total das mensagens. Quatro dessas empresas ou instituições são as mesmas em outubro e novembro.

Na hora de convencer os internautas, os piratas preferem usar marcas do setor financeiro (75% do total) e também de provedores de acesso à internet (16%).

O país que mais hospeda sites para aplicação dos golpes é os Estados Unidos (27% do total). Esta nação vem seguida por China (21%), Coréia do Sul (10%), Japão (5,5%), Canadá (2,6%), Brasil (2,1%), Alemanha (2,1%), Índia (1,84%), Reino Unido (1,76%) e França (1,54%).

 

 
 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

              Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home