Decepções de 2004 podem fazer sucesso no futuro

O ano de 2004 foi marcado pelo lançamento de uma série de produtos de primeira linha. Outros, no entanto, poderiam ter sido abandonados nas pranchetas de projeto. Entre esses produtos estão um tocador de música digital que não toca MP3 e a máquina de lavar roupa com interface de comunicação sem fio. Mas, quem sabe? Analistas dizem que aquilo que hoje parece esquisito pode se tornar interessante no futuro.

"Há muitas idéias boas que fracassam", disse Danielle Levites, vice-presidente de pesquisa sobre bens de consumo na IDC, empresa de estudos de mercado na área de tecnologia. "Algumas não são comercializadas como deveriam ou são produtos complicados demais para que os consumidores os desejem. E outros são, simplesmente, idiotas", completa. "Algumas coisas parecem estranhas hoje mas poderão ser muito procuradas amanhã", diz Richard Doherty, da Envisioneering, empresa de pesquisa de mercado. "A bizarrice de hoje poderá ser a estrela de um leilão online no futuro", exemplifica.

Entre os gadgets mais interessantes lançados em 2004 podem ser citados um celular que acompanha o nível de açúcar no sangue - utilíssimo, por exemplo, para quem sofre de diabetes - e um player digital de música que indica a velocidade do usuário em uma corrida. Já o concorrente da Sony para o iPod, da Apple, precisa, no mínimo, de mais ajustes.

A Sony revolucionou os anos 80 com o walkman e quis desafiar a Apple com um novo player digital de música. Com um vistoso revestimento metálico e menor que o iPod, o compacto Sony NW-HD1 parecia promissor. Mas ele não permite que os usuários escutem música gravada no formato mais comum do mercado de música digital, o MP3. "A Sony chegou tarde à festa, e quando chegou não estava vestida corretamente", disse Levites. As próximas versões do aparelho virão com formato MP3 nativo.

Delírios tecnológicos

Engenheiros japoneses criaram o Sushi disc, um plugue USB que armazena informações e tem o formato dos quitutes orientais. "Nunca mais você vai precisar escolher entre comer sushi ou ter um drive de memória USB", de acordo com um anúncio encontrado na Dynamism.com, meca online para produtos japoneses de tecnologia. O problema do aparelho é o preço: custa US$ 99 e os similares "normais", US$ 18.

E o que dizer do lançamento do Hot Cubby USB Cup Warmer, que se conecta à porta USB de um computador para manter a bebida quente? Já os fãs do iPod ganharam um produto especialmente curioso: o iBeam, um apontador laser para o aparelho da Apple. Talvez ele possa ser usado por palestrantes que não se importem muito com sua platéia, ou por quem gosta de irritar o cachorro.
 Reuters

 

 
 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

              Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home