Internauta que pirateava filmes terá de pagar US$ 23,8 milhões

da Folha Online

Um internauta da Malásia terá de pagar multa de US$ 23,8 milhões a estúdios cinematográficos por colocar no ar o site Film88.com, que oferecia downloads de filmes piratas mediante pagamento de uma taxa. A decisão foi divulgada pela MPAA, a associação dos estúdios de cinema dos Estados Unidos.

A Justiça dos EUA condenou o malasiano Tan Soo Leong por coordenar o site e também por controlar a empresa MasterSurf Inc., que hospedava os filmes fora de seu país para evitar sua identificação.

O acusado, disse a MPAA, já havia utilizado anteriormente o endereço Movie88.com, mas autoridades de Taiwan tiraram a página do ar. O mesmo aconteceu com servidores que ele operou na Holanda e no Irã.

John Malcolm, diretor de operações anti-pirataria da MPAA, afirmou que o malasiano também terá de destruir todas as cópias dos filmes que colocava na web. "Esse caso mostra que algumas pessoas podem viajar longas distâncias para beneficiar-se com a pirataria", disse Malcolm.

Processos

Há menos de duas semanas, os sete maiores estúdios de Hollywood processaram internautas que teriam baixado da rede arquivos de filmes recentes, como "Homem-Aranha 2" e "Tróia".

A iniciativa segue um modelo já adotado pelas gravadoras, que tentaram resolver na Justiça problemas envolvendo direitos autorais e troca de arquivos via redes P2P (peer-to-peer).

A MPAA recusou-se a informar quantas pessoas foram acusadas e também as cidades onde os processos foram abertos. Acredita-se que alguns deles devam ser julgados em Nova York, San Francisco e St. Louis.

Com agências internacionais

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home