Culinária húngara entra em crise após proibição da páprica

A culinária húngara mergulhou em uma crise hoje depois que a páprica ¿ e qualquer produto contendo pimenta vermelha - desapareceu das prateleiras dos supermercados por causa de um alerta de contaminação. Milhares de húngaros congestionaram uma central telefônica para pedir informações sobre a segurança do tempero, depois que autoridades disseram na quarta-feira ter descoberto traços de uma toxina em algumas amostras de páprica.

Os lojistas foram obrigados a limpar suas prateleiras de qualquer produto contendo o tempero, enquanto os consumidores foram aconselhados a evitar o uso de páprica. O anúncio causou choque em um país onde o cidadão comum consome por ano um quilo de páprica - o pó que define o sabor do goulash, prato nacional.

"Isso abala a base da cozinha húngara porque não podemos cozinhar sem páprica", disse Eszter Molnar, da cidade de Kalocsa. Os restaurantes também foram duramente atingidos já que metade de seus cardápios ficou indisponível. Os proprietários temiam também que os pratos já estivessem contaminados.

Na quarta-feira, o ministro da Saúde húngaro, Jeno Racz, disse que investigações do governo descobriram páprica contaminada com altas doses de aflatoxina, substância que pode prejudicar o fígado e o sistema imunológico do homem.
 
Reuters

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home