Companhias japonesas criam padrão para "casas inteligentes"

da Folha Online

Para fazer com que todos os eletrodomésticos das casas do futuro falem a mesma língua tecnológica, quatro empresas japonesas concordaram em criar um padrão comum.

A Toshiba, a Mitsubishi, a Sharp e a Sanyo estão desenvolvendo fornos capazes de preparar pratos depois de baixar receitas da internet e sistemas de aquecimento central que podem ser ajustados a partir de um telefone celular.

Além de estabelecer ferramentas compatíveis entre si, o sistema deverá ajudar a diminuir os custos com o desenvolvimento das tecnologias.

As empresas estão chamando seus sistemas de "iReady", uma espécie de abreviação para as expressões em inglês "internet ready" (pronto para a internet) ou "I am ready" (eu estou pronto).

Especialistas das quatro organizações estão solicitando a outras empresas que se unam no desenvolvimento da tecnologia, incluindo a possibilidade de parceria em projetos com outros continentes.

Segundo Ryan Watson, porta-voz da Sanyo, os primeiros produtos iReady devem ser lançados no mercado já no próximo ano.

As ferramentas domésticas que utilizam a internet e que não pertencem ao sistema iReady já estão disponíveis no Japão, apesar de ainda não terem se tornado populares.

Salão de Inovação Tecnológica

Em agosto do ano passado, as casas inteligentes foram os principais destaques do primeiro Salão de Inovação Tecnológica, realizado em São Paulo (SP).

A casa foi construída com investimento de R$ 4 milhões e podia ser monitorada por controle remoto, voz, internet ou celular.

Com uma ligação para a casa a partir do celular, por exemplo, era possível acender luzes, abrir portas ou levantar persianas.

Empresas como IBM e Microsoft possuem divisões especiais que cuidam apenas de tecnologia para automação doméstica.

A cozinha projetada pela Microsoft poderá "ler receitas". Outra novidade é a abertura de portas da residência por meio da leitura da retina dos moradores.

A fabricante LG Electronics também possui uma geladeira com acesso à web. Com uma tela plana de cristal líquido de 15,1 polegadas sensível ao toque, é possível navegar, trocar e-mails e comprar pela internet.

Com agências internacionais  

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home