China cria novas normas para regular endereços de internet

da Folha Online

A China criou novas normas restritivas para a criação de endereços de internet no país. As empresas agora têm que ter um capital inicial de no mínimo um US$121 mil dólares, ao menos 15 funcionários e oferecer serviço de atendimento ao consumidor 24 horas, segundo impôs a regulamentação divulgada nesta quinta-feira (21).

Para os analistas, a medida terá o objetivo de melhorar o padrão dos serviços além de aumentar o controle sobre informações consideradas "sensíveis" que circulam no setor.

As companhias "têm que possuir mecanismos efetivos e restritos de filtragem para limpar os domínios ofensivos, o que deve ser feito diariamente", segundo o Ministério da Indústria da Informação, que divulgou as regras no site www.mii.gov.cn.

Estas empresas --cerca de 30 até agora na China-- também precisam ser registradas no Ministério da Cultura como provedores de informações apropriadas para a internet .

Analistas do setor dizem que as novas regras formalizaram o controle do governo sobre a liberdade e o rápido crescimento nos domínios da internet, onde nem todos os internautas se sujeitam ao regulamento do Partido Comunista sobre democracia, liberdade de expressão e conteúdo adulto.

"Pequenas empresas sem investimento significativo e presença física são mais suscetíveis à desobedecer as leis", disse Nathan Midler, pesquisador da IDC Asia Pacific. "Empresas com investimento substancial têm mais interesse em colaborar."

Diplomatas disseram que os líderes chineses sabem que devem promover o livre fluxo de informações na Internet para que a China seja um membro respeitado na comunidade internacional, mas que mesmo assim não estão dispostos a enfrentar as potenciais críticas que a liberdade de expressão pode despertar.

Com Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home