Cérebro de quem bebe vinho regularmente reage melhor à bebida

Quanto mais uma pessoa está familiarizada com o vinho, melhor ela pode saborear a bebida e perceber as diferenças entre os seus diversos tipos. Pessoas acostumadas com a bebida apresentam uma resposta do cérebro mesmo se beberem apenas um pequeno gole, o que não acontece com quem a consome casualmente.

A atividade ocorre no córtex frontal medial, uma área do cérebro envolvida com a linguagem e o reconhecimento, segundo Gisela Hagberg e colegas da Fundação Santa Lucia, em Roma, na Itália. A equipe monitorou os cérebros de sete degustadores de vinho e sete voluntários, enquanto eles experimentavam três vinhos italianos. Todos apresentaram fortes atividades na parte do cérebro responsável pelo prazer e pelo gosto. No entanto, o padrão dos provadores profissionais é diferente e sugere que eles estão tentando entender aquilo que estão bebendo, segundo Hagberg. Os resultados foram apresentados no 37º encontro da Academia Italiana de Vinhos, na semana passada. "O treinamento não apenas educa o seu paladar, mas também afeta o modo como o seu cérebro responde ao provar um vinho".

"O estudo é interessante mas é ainda preliminar", afirma Edmund Rolls, estudioso de cheiros e gostos da Universidade de Oxford, no Reino Unido. Ele acredita que muitas dessas estruturas cerebrais estão muito juntas, o que dificulta a análise de qual região está sendo realmente afetada." Hagberg concorda que o estudo é apenas um ponto de partida e afirma que a equipe planeja intensificar a pesquisa.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home