País fecha contas mesmo sem FMI

Mesmo com todas as dificuldades internas e externas, o Brasil conseguiu financiar suas contas no primeiro trimestre deste ano, independentemente dos recursos emprestados pelo Fundo Monetário Internacional ou de outras fontes de financiamentos do mercado externo. As contas nacionais consolidadas, divulgadas ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentaram um resultado positivo de R$ 345 milhões.
A cifra corresponde a 0,001% do Produto Interno Bruto (PIB) do país nos primeiros três meses deste ano. A soma de bens e serviços produzidos pelo Brasil chegou a R$ 344,294 bilhões, volume 0,1% menor do que no último trimestre de 2002. Na comparação com o primeiro trimestre de 2001 - quando a economia ainda sofria reflexos do racionamento de energia e dos atentados terroristas aos Estados Unidos -, houve expansão de 2%.

O chefe da Divisão de Setores Institucionais do IBGE, Carlos Cesar Sobral, atribuiu o desempenho no primeiro trimestre não só ao saldo da balança comercial nos últimos meses (diferença entre exportações e importações), mas também ao superávit nas contas do governo. Embora cauteloso na avaliação quanto ao futuro das contas do país, Sobral admitiu que ainda é cedo para prescindir dos recursos do FMI e optar por não renovar o atual acordo, que expira no fim deste ano.

Jornal do Brasil
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home