ONU quer estimular uso da Internet sem fio

A tecnologia da Internet sem fio pode ajudar as nações pobres a avançar mais rapidamente para o futuro se elas puderem obter assistência para aproveitar a nova tecnologia, disse ontem o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan.

O acesso à Internet sem fio tem "um papel-chave a ser desempenhado em todo lugar, mas especialmente em países em desenvolvimento e em nações cujas economias estão em transição", disse Annan em uma mensagem para uma conferência da ONU sobre o fenômeno que cresce rapidamente, conhecido como Wi-Fi.

Cerca de 200 pessoas, entre representantes companhias de tecnologia, nações em desenvolvimento e agências internacionais e reguladoras, compareceram à conferência de ontem. O evento foi organizado pelo Wireless Internet Institute, com sede em Boston, para ajudar a construir uma ponte digital entre a sociedade de informações e o mundo em desenvolvimento.

O Wi-Fi permite aos usuários de computadores laptop e equipamentos relacionados acessarem a Internet sem fios elétricos ou tomadas de telefone. Há uma corrida para instalar pontos de acesso conhecidos como "hotspots" no mundo, cada um capaz de ligar apropriadamente computadores portáteis equipados à Internet.

Pat Gelsinger, chefe de tecnologia da Intel Corp., a maior fabricante de chips de computador do mundo, disse que o Wi-Fi tinha um custo efetivo, crescendo rapidamente em todo o mundo e sendo particularmente apropriado para nações em desenvolvimento porque não era nem regulado pelo governo nem licenciado, e era construído usando padrões amplamente industriais e reconhecidos no mundo inteiro.

Em março, a Intel introduziu uma tecnologia que a empresa espera que até o próximo ano fará a maior parte dos novos laptops serem vendidos com dispositivos para a Internet sem fio.

 Reuters


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home