Faça seu próprio foguete de brinquedo

Renata Aquino

Sem planos para o feriado? Que tal comprar um pouco de papel, cola, placas de metal e fazer no conforto da sua casa um foguete só para você? Calma, não se trata de construir algo para detonar o cachorro barulhento do vizinho ou matar sua vó de susto.

A arte do espaçomodelismo (rocketry, em inglês) não é muito divulgada mas vários brasileiros já se divertem com a atividade. O espaçomodelismo é uma versão "nas estrelas" do aeromodelismo, a construção de aviõezinhos de brinquedo. Os espaçomodelistas constróem foguetes, naves e mísseis de brinquedo. Sendo que, como no aeromodelismo, alguns desses modelos são tão bem feitos que chega a ser um sacrilégio chamá-los de brinquedo.

Já quer sair detonando? "Ad astra per aspera" - às estrelas mas com dificuldades - diz o lema preferido dos espaçomodelistas. Há muito o que aprender para construir um foguete. Mas não se desespere, recursos não faltam.

Nos EUA, a mania do rocketry cresce a cada dia, apesar do desprestígio atual dos programas espaciais e da paranóia terrorista. Dezenas de sites estão disponíveis para dar orientações. Em época de reeleição de Bush Jr., os americanos aprenderam também a se mobilizar para exigir os direitos civis dos espaçomodelistas. Imagine a dificuldade atual para transportar de Nova York a Washington um foguete superbacana que levou meses para ser construído.

No Brasil o problema é menor. Justamente pela falta de fiscalização, no entanto, é possível meter os pés pelas mãos na construção de um foguetinho simples. Por isso, normalmente, é bom ter orientação de pessoas experientes na arte do espaçomodelismo antes de fazer tudo sozinho. Substâncias como nitrato de potássio, utilizadas para propulsão de foguetes comerciais, não são de fácil acesso e podem causar problemas se mal utilizadas.

O site Foguete.org traz informações interessantes sobre a construção de foguetes experimentais. O papa do Missilismo Amador, outro nome da arte, é o americano Richard Nakka. Site com os experimentos de Nakka também podem ser facilmente encontrados em português.

Nos EUA, um praticante do hobby conseguiu construir seu míssil tipo Cruise com menos de US$ 5 mil. O americano está colocando o tutorial online e abriu fóruns para discussão do projeto. O autor afirma que construiu o foguete para provar que "terroristas poderiam construir armas nucleares com materiais que podem ser comprados em supermercados". A página inicial inclui ainda um aviso de que "este site não foi construído para ajudar terroristas". O autor tem ainda 13 fases do projeto para documentar. Até agora só estão online a proposta inicial e o design exterior do foguete.

Magnet

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home