Música e cinema despontam no m-commerce

Airton Lopes, da INFO

SÃO PAULO – Os serviços e produtos ligados ao entretenimento estão entre os que mais crescem no país em volume de transações de comércio eletrônico em celulares. A Claro registrou um aumento de 185% no número de faixas vendidas na sua loja de música virtual, a Idéias Music Store, entre 2006 e 2007.

A afirmação foi feita por Fiamma Zarife, diretora de serviços de valor agregado da Claro, durante o evento Internet Móvel Mobilidade ao Alcance do seu Negócio, promovido pela INFO nesta segunda-feira (16). Segundo a executiva, a operadora trabalha hoje com um catálogo com 340 mil músicas. Para ressaltar a importância crescente da plataforma móvel na comercialização de faixas, Fiamma explica que a venda de música via download já representa cerca de 8% do faturamento das gravadoras.

Outro aspecto que chama a atenção é o crescimento dos downloads de faixas fora das faixas A e B, atingindo um público que não tem banda larga em casa. “Hoje, 40% dos aparelhos são capazes de baixar faixas”, diz. Uma das metas da empresa é diversificar as opções de aquisição de conteúdo. Atualmente, a única forma de adquirir faixas na Idéias Music Store é por meio da compra de arquivos individuais. A idéia é passar a oferecer pacotes com álbuns completos ou mesmo planos de assinatura para acesso ao acervo.

Questionada sobre como ficará a venda de músicas da Idéias Music Store no iPhone 3G, prometido pela Claro para os próximos meses, Fiamma não revelou qual será a estratégia da empresa. Lá fora, a venda de música e vídeos, como clipes, seriados e filmes, pela iTunes Store, é um dos pilares da estratégia da Apple para atrair usuários para o iPod e o iPhone.

Bilhete no celular Outro braço da indústria de lazer que vem apostando nas transações via celular é a cadeia de cinemas Cinemark, que já oferece a compra de entradas por celular. Após a confirmação da transação, o cliente recebe em seu aparelho uma mensagem em SMS com um código de barras para ser exibido em um leitor na roleta de entrada da sala.

“De 2007 para 2008 tivemos um aumento de 700% nas vendas por celular”, afirma Cristiano Hyppolito, diretor de TI da rede Cinemark. “20% das transações realizadas pela web são feitas pelo celular.” Atualmente, o serviço está disponível em 28 cinemas.

Além de expandir a comodidade para todas as salas da rede, a empresa pretende aprimorar o serviço, permitindo ao cliente até mesmo escolher a localização do assento.
 

 

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home