Maioria dos pobres tem celular, diz estudo

SÃO PAULO – LatinPanel mostra que 53% dos brasileiros mais pobres já possuem celular. Entre os ricos índice é de 84%.

Uma análise feita pelo instituto LatinPanel aponta que, apesar do amadurecimento da telefonia móvel no Brasil, ainda há muito espaço para novas vendas no país.

O estudo revela que o ritmo de linhas habilitadas não vêm caindo nos últimos dois anos, mesmo com a maior parte da população já possuindo celulares. O ritmo é de 2 milhões de novas linhas habilitadas por mês.

As classes A e B são as que mais possuem os aparelhos. Cerca de 84% dos brasileiros no topo da pirâmide social possuem ao menos um telefone móvel.

Entre os brasileiros da classe C, camada mais populosa da pirâmide, 70% dizem ter celulares. Entre os mais pobres (classes D e E) a penetração do celular é de 53%.

A pesquisa captou ainda que muitos usuários com poucos recursos recorrem a aparelhos de segunda mão.

Em regiões como o interior de São Paulo e Rio Grande do Sul a venda de celulares usados é elevada, diz a LatinPanel.

O instituto calcula que só no último ano 7 milhões de brasileiros tenham comprado um celular usado.

O uso do celular vêm se tornando popular também entre as crianças. Mais de 46% dos entrevistados entre 7 e 13 anos já possuem um telefone móvel.

Consumo – O estudo revela ainda que, entre os mais pobres, a modalidade de contrato preferida é a do celular pré-pago. O cliente pré-pago gasta sete vezes menos que o pós-pago por mês, diz a LatinPanel, mas representam só 15% da base nacional de usuários.

Para a LatinPanel, a ascensão das classes D e E e o ingresso de crianças no segmento permitirá que o ritmo de expansão da base de usuários de celular continue acelerado nos próximos anos.

Com 180 milhões de habitantes, o Brasil têm 120 milhões de linhas ativas e, segundo a pesquisa, existem ao menos 46 milhões de pessoas em condições de comprar um celular nos próximos anos.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2008 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home