Laptop de US$ 100 chega a alunos em outubro

NOVA YORK - A OLPC espera entregar o XO para estudantes do mundo, incluindo o Brasil, a partir de outubro deste ano.

O grupo norte-americano sem fins lucrativos vai distribuir milhões de laptops de baixo custo (o XO, também conhecido como laptop de US$100) para crianças carentes em diversos países, incluindo o Brasil, a partir de outubro, decisão que pode forçar a fabricante de chips Intel a seguir o exemplo.

A tarefa da Fundação Um Laptop Por Criança (OLPC, na sigla em inglês) é a tentativa mais ambiciosa de equipar crianças pobres de países em desenvolvimento com computadores, e pode, segundo analistas, provocar o crescimento dessa indústria em mercados em desenvolvimento.

A Intel já distribui laptops para crianças de nações em desenvolvimento há anos, mas ainda precisa fabricá-los em uma escala de produção em massa como planejado pela OLPC.

O criador do projeto, o pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT) Nicholas Negroponte, afirmou em uma entrevista por e-mail que a fundação vai começar a encomendar um grande volume de componentes para os aparelhos no próximo mês, para que a produção inicial de 3 milhões de unidades possa começar em setembro.

Os laptops verdes e brancos, com design infantil, podem ser carregados manualmente e são avaliados em 176 dólares por peça.

"É tudo novidade, com muitas coisas convergindo nos próximos 30 dias: hardware, software e acordos com países", disse Negroponte.

Ele tenta vender os aparelhos em cerca de 30 países, como Brasil, Colômbia, Líbia, México, Rússia, África do Sul e Estados Unidos. Ele se recusou a dizer de onde espera que venham as encomendas antes que as máquinas estejam finalizadas.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarkt  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home