Programas gratuitos recortam imagens e recuperam imperfeições

Juliano Barreto
da Folha de S.Paulo

As câmeras digitais libertaram os fotógrafos dos filmes queimados, mas conservaram problemas antigos como as fotos escuras demais, o enquadramento ruim e o excesso de flash.

Para fugir de tudo isso não é preciso ter um editor de imagens profissional caro e pesado. Basta apelar para programas como o IrfanView e o Picasa, que são gratuitos e funcionam bem mesmo nos computadores mais básicos.

Diferentemente do Photoshop, que faz retoques detalhados, esses programas fazem apenas ajustes leves, dando um providencial "tapinha" nos defeitos.

Atacadão

Com sua versão mais nova lançada na última semana, o IrfanView (
www.irfanview.com ) é o melhor exemplo de editor de imagens básico e cumpridor.

Com aparência simplória, suas opções estão amontoadas em um menu simples e em uma barra de ferramentas, mas isso não quer dizer que faltem recursos.

Além de ser compatível com os mais diversos padrões de imagem, o editor é capaz de fazer ajustes no atacado. Até imagens no formato RAW, das câmeras profissionais, são reconhecidas .

Com a opção Batch conversion, é possível tratar de todas as fotos de uma pasta de maneira automática: o usuário define quais serão os nomes dos arquivos, a resolução das imagens e se elas devem ser rotacionadas.
Esse recurso é especialmente útil para quem descarrega muitas fotos no computador e tem pouco tempo para organizá-las.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home