Simulador de terremoto ajuda vítimas a superar trauma

da Folha Online

Simuladores de terremoto podem diminuir os sintomas do estresse pós-traumático em pessoas que sobreviveram a tremores de terra, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Psiquiatria de Londres e pelo Centro de Pesquisa e Terapia Comportamental de Istambul e publicado na revista "Psychological Medicine".

O simulador é uma pequena casa pré-fabricada, colocada em cima de uma plataforma motorizada. O simulador de alta tecnologia pode ser controlado pelo próprio paciente e seria mais eficaz do que sessões com um psicológo.

A simulação é controlada por um computador, mas o paciente pode determinar a velocidade e intensidade dos tremores, e parar a sessão a qualquer momento usando um controle remoto. No estudo, 31 sobreviventes do mesmo terremoto e sofrendo de estresse pós-traumático foram tratados com uma sessão única no simulador ou uma série de consultas com um psicólogo.

A melhora entre os pacientes que usaram o simulador foi 20% maior do que entre os que receberam acompanhamento psicológico.
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home