China irá oferecer mapas "politicamente corretos" na internet

da Folha Online

A China, ávida pelo apoio público em sua disputa territorial com Japão e outros países, disponibilizará 418 mapas "politicamente corretos" --do ponto de vista chinês-- para download grátis na internet, informa a agência Reuters.

Uma investigação do escritório estatal de inspeção e mapeamento do país encontrou 256 sites chineses que apresentavam diferentes tipos de mapas, a maioria deles considerada "problemática", segundo jornal estatal "Beijin News". "As questões políticas estavam entre os principais problemas", afirmou o escritório por meio de comunicado.

O jornal não comentou, mas a agência de notícias Xinhua divulgou que alguns dos mapas omitiam ou faziam confusão com as ilhas Diaoyu, no leste do mar da China, disputadas por este país e pelo Japão.

O mesmo foi verificado com centenas de ilhotas no sul do mar da China cuja posse é disputada pelo país, pelo Vietnã e pelas Filipinas. "Há ainda aqueles que erram em não especificar Taiwan como uma província chinesa", afirma a agência.

A ilha, que governa a si mesma, rompeu com a China no fim da guerra civil de 1949, mas Pequim pleiteia a sua posse como uma província separatista e afirmou que irá atacá-la se houver declaração de independência.

"Os mapas on-line se disseminam rapidamente e têm bastante influência", afirmou um chefe do departamento de mapeamento, citado pela Xinhua. "A divulgação dos 418 mapas pelo escritório é um meio de sanar esses problemas."
 

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home