Bill Gates critica céticos do futuro dos PCs

Bill Gates e Paul Otellini, dois titãs da indústria mundial de informática, afirmaram que notícias sobre a obsolescência dos computadores pessoais são prematuras porque os PCs encontram a cada dia novas funções no crescente mercado de aparelhos digitais. Gates, co-fundador e presidente da Microsoft, e Otellini, presidente-executivo da fabricante de chips Intel, escreveram um artigo ao jornal Wall Street Journal sobre a chegada de uma nova era para o computador pessoal, que passa a ser o centro de conexão para uma série de dispositivos digitais.

Os comentários dos executivos foram publicados em um momento em que o crescimento das vendas de PCs no mundo caiu para 12,9% no primeiro trimestre, ante 15,9% um ano antes, segundo a empresa de pesquisa IDC. Ambas as empresas alimentaram preocupações sobre uma desaceleração no crescimento das vendas de computadores este ano. A Microsoft chegou a afirmar no mês passado que as vendas de PCs e servidores iriam enfraquecer no ano fiscal que se inicia em julho.

Analistas esperam que a demanda por PCs diminua nos próximos trimestre, à medida que compradores adiam compras por causa do atraso no lançamento da atualização do Windows, o sistema operacional da Microsoft, de meados deste ano para janeiro de 2007. Otellini disse em abril que as taxas de crescimento das vendas de PCs ficou "moderada no curso dos últimos trimestres, levando a uma redução no nível de estoques de chips".

Os comentários dos executivos são os mais recentes de um debate antigo sobre o futuro do PC, no qual céticos afirmam que a crescente popularidade de aparelhos como o player de música iPod, da Apple, câmeras digitais e de vídeo podem tornar os computadores domésticos obsoletos. A Intel, que fabrica microprocessadores usados em cerca de 80% dos PCs vendidos no mundo, enfrenta dura competição da Advanced Micro Devices, enquanto a Microsoft está investindo mais dinheiro em suas atividades online para enfrentar rivais como Google, Yahoo e Salesforce.com, que vende serviços de software pela Internet.

"O PC cresceu para muito além de seu uso original para se tornar mais do que uma ferramenta sofisticada para criação de documentos e planilhas", escreveram Gates e Otellini. "Hoje, nós o usamos como aparelho de comunicação, rádio, TV, cinema e álbum de fotos."

Gates e Otellini dizem que, no ano passado, notebooks baseados nos processadores Centrino, da Intel, e no sistema operacional Windows XP, superaram as vendas do iPod.
 
Reuters

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home