Computador lê cérebro e escreve na tela

Pesquisadores de Berlim estão a um passo de desenvolver um dispositivo capaz de escrever e manipular objetos a partir da leitura da mente. A "máquina de escrever mental" traduz pensamentos em movimentos do cursor. A primeira demonstração pública será feita na CeBit.

 

  • Veja fotos dos preparativos
     
  • Saiba tudo sobre a CeBit

    A tecnologia foi criada pelo Instituto Fraunhofer de Arquitetura de Computadores e Software, o mesmo que criou o formato de música digital MP3. O grupo dos professores Klaus-Robert Mueller e Gabriel Curio são responsáveis pela pesquisa.

    O objetivo do estudo é criar um dispositivo para que pessoas que tem uma deficiência grave que dificulta sua comunicação com o mundo exterior. Mesmo uma pessoa com paralisia completa, que não consegue sequer mover os olhos, consegue pensar e enviar sinais que poderiam ser lidos pela máquina.

    Os sinais são lidos através de 128 eletrodos fixados no escalpo da pessoa. Um programa específico lê os sinais e o filtra dentre uma massa de dados nebulosa.

    Este tipo de interface também pode ser usado na indústria do entretenimento, criando uma nova classe de videogames. A tecnologia também poderia ser usada em sistemas de segurança em automóveis, integrada aos freios.
      Terra

  •  
     

    Arquivo noticias>> clic

    mais noticias do mês... clic

          


    E-mail

    Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

    Home