O hacker norueguês põe na Web códigos para quebrar segurança anticópia

 Jon Lech Johansen, conhecido como "DVD Jon", registrou o domínio deaacs.com, onde colocará suas quebras ao código de segurança AACS, desenvolvido para evitar a cópia de material protegido por direitos de propriedade intelectual. É isso que diz Johansen em sua página Nanocrew.net.

AACS são as siglas de Sistema de Acesso de Conteúdo Avançado (em inglês), promovido por gigantes do software e hardware como a IBM, a Microsoft e a Intel, cujo objetivo é impedir a cópia de filmes com formato digital de nova geração. Para o jovem norueguês, o objetivo desse sistema não é "prevenir a pirataria", mas "controlar o mercado de DVD players". "Você não adora seu DVD indicar que uma operação está proibida quando você tenta pular a introdução de propaganda?", pergunta o hacker.

Johansen se tornou famoso em 1999 quando com apenas 15 anos de idade apresentou seu programa DeCSS, que anulava os códigos anticópia CSS dos DVD. O rapaz publicou o código de seu programa na Internet e as associações norte-americanas Motion Picture e DVD Copy Control, apoiadas pelos poderosos estúdios Warner Brothers, o denunciaram em 2002, data em que também foi processado pela promotoria norueguesa.

Em dezembro e janeiro de 2003 ganhou alguns julgamentos contra os litigantes em primeira instância e de apelação em Oslo. DVD Jon, que trabalha para a empresa MP3Tunes em San Diego (EUA), explicou que não pretende cometer o mesmo erro de seis anos atrás, ao não registrar o domínio decss.com, e desafiou as companhias a lançar produtos com o código AACS para "pirateá-lo".

EFE

 

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home