Bombeiros espanhóis falam por "vibrações do crânio"

O Corpo de Bombeiros da Comunidade de Madri dispõe de um revolucionário sistema individual de comunicação por vibração óssea que substitui os convencionais emissores de rádio portáteis usados para receber ou transmitir instruções durante um incêndio. Essa tecnologia já é usada, por exemplo, em alguns modelos de telefones móveis na Ásia, assim como em alguns sistemas de som ambiente.

Trata-se, de acordo com o conselheiro de Justiça e Interior, Alfredo Prada, de um microfone de contato incorporado ao capacete de proteção, que capta as vibrações produzidas pelos ossos do crânio quando se fala, amplifica e passa a um equipamento de rádio para transmitir a fala.

No caso dos bombeiros de Madri, o conector de segurança une este microfone - que também tem um fone - com um dispositivo que pulsa colocado na jaqueta dos bombeiros, que permite a transmissão da voz de forma clara e segura, inclusive se o profissional está usando uma máscara de respiração autônoma. A tecnologia garante uma perfeita comunicação em condições de extrema dificuldade.

O novo equipamento, disse Prada, situa o Corpo de Bombeiros de Madri "na vanguarda da tecnologia européia" no que diz respeito a emergências.

Madriu investiu 495 mil euros na aquisição de 1,3 mil microfones individuais de contato cranial e fones de ouvido, 350 dispositivos que pulsam e 350 adaptadores para equipamentos de rádio. Prada esteve acompanhado, na apresentação do sistema, pelo chefe do Corpo de Bombeiros da comunidade, Javier Sanz, e plo diretor geral de Proteção Cidadã Manuelk Lopezz. As informações são do IBLNews.com.

 

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home