Yahoo coloca notícias e blogs lado a lado na Web

Eric Auchard

 
O Yahoo anunciou na segunda-feira que começará a colocar blogs ao lado do trabalho de jornalistas profissionais, eliminando a distinção entre as duas categorias.

O Yahoo News, o mais popular destino de mídia na Internet, começa a testar nesta terça-feira um sistema expandido de busca por notícias que incluirá não apenas reportagens e blogs como fotos e links relacionados aos temas enviados por usuários.

A decisão alimentará ainda mais o debate entre os tradicionalistas da mídia, que desejam manter separação completa entre notícias e comentários, e aqueles que argumentam que essa divisão é elitista e subestima o valor do trabalho dos "jornalistas cidadãos".

Os blogs são sites de fácil atualização nos quais milhões de pessoas publicam comentários, de análises políticas a considerações pessoais, criando uma mídia editorial sem hierarquia, que contesta a autoridade da mídia estabelecida.

O Yahoo informou que sua decisão de combinar notícias produzidas por profissionais aos textos produzidos por internautas promete enriquecer as fontes de informação para notícias urgentes.

"A mídia tradicional não dispõe de tempo e recursos para cobrir todos os assuntos", disse Joff Redfern, diretor de produtos da Yahoo Search. "O novo sistema de fato aumentará substancialmente o elenco de fontes à disposição de quem realize buscas por notícias."

O Yahoo na prática criou um sistema em três níveis para procurar notícias, que começa com links para os 10 assuntos mais procurados e fotos correlatas produzidas por organizações noticiosas tradicionais.

Os leitores que desejam mais detalhes são conduzidos a um segundo site de notícias, que divide a página entre informações fornecidas por 6,5 mil fontes profissionais e links para as centenas de milhares de blogs.

Dessa forma, a busca expandida ainda mantém a distinção entre notícias profissionais e sites pessoais.

Quem desejar procurar ainda mais a fundo, pode clicar em "more blog results" ("mais resultados de blogs") e será conduzido a notícias, fotos e links produzidos exclusivamente pelos donos de diários pessoais. Isso permitirá que o internauta realize buscas nos 10 milhões de blogs indexados pelo serviço blo.gs, do Yahoo.

Reuters

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home