Internet sem fio é nova arma para salvar os pandas

A tecnologia de acesso sem fio à internet é a nova arma usada por cientistas para tentar evitar o desaparecimento dos ursos panda.

A reserva natural de Wolong, na província de Sichuan, no sudoeste da China, foi equipada com computadores que conseguem acessar virtualmente uma rede de internet com banda larga.

A rede permite que as atividades diárias dos pandas sejam relatadas pelos funcionários da reserva, e os documentos e imagens sejam compartilhados com estudiosos do mundo todo.

Wolong, que concentra 20% dos cerca de 1,5 mil pandas que ainda existem, conduz pesquisas consideradas fundamentais a respeito da alimentação dos animais e da ecologia do bambu, seu principal alimento.

Filmagem

Por meio da rede, especialistas têm conseguido observar a forma como os filhotes se alimentam e podem sugerir mudanças nas técnicas utilizadas a fim de aumentar as chances de que eles sobrevivam.

Antes que da implantação do sistema, que inclui cinco câmeras de vídeo que filmam os animais ininterruptamente, os funcionários da reserva tinham que ir de um lugar a outro andando ou de carro a fim de entregar os disquetes com os dados relativos aos pandas.

Informações relacionadas à saúde dos filhotes eram anotadas em blocos, e pesquisadores que estavam no habitat dos pandas adultos tinham pouco acesso a elas.

“A tecnologia digital transformou a forma como nos comunicamos dentro de Wolong e também com o resto do mundo”, disse Zhang Hemin, diretor da reserva.

“Agora nossos pesquisadores dispõem de tecnologia de ponta para ajudar a cuidar da população de pandas e também para administrar nossa preciosa região.”

A rede foi desenvolvida pela fábrica de computadores Intel em colaboração com os funcionários da reserva.

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home