Internautas são mais vulneráveis do que pensam, diz estudo

da Folha Online

Boa parte dos internautas acredita estar protegida contra ataques de hackers, vírus e outras ameaças digitais. Mas, na verdade, os usuários estão bem menos seguros do que pensam, revela um estudo feito nos Estados Unidos e que será divulgado nesta segunda-feira.

De acordo com a pesquisa, encomendada pela AOL e pela NCSA (Aliança Nacional Para a Cibersegurança, em português), a maioria dos internautas não usa firewall --programa que pode impedir ataques de hackers--, não atualiza o antivírus e tem dezenas de spywares (aplicativos espiões que monitoram a atividade dos usuários e podem roubar dados pessoais) instalados em seus micros.

Um dos usuários pesquisados tinha mais de mil programas espiões instalados na sua máquina. Outro internauta não sabia que tinha em seu PC cerca de 600 spywares, além de vírus e outras pragas digitais.

Ainda assim, 77% dos 326 adultos entrevistados afirmaram que seus computadores estão livres de ameaças digitais. Um número parecido de pesquisados disse que tem certeza de que seus PCs não são atacados por hackers ou vírus.

Técnicos de informática que visitaram as casas dos pesquisados para examinar os computadores, entretanto, descobriram que a realidade é bem diferente. Dois terços dos participantes da pesquisa tinham deixado de atualizar os aplicativos antivírus. Programa espiões foram encontrados em 80% dos micros.

O diretor da NCSA, Ken Watson, disse que os consumidores são complacentes e não contam com ajuda de especialistas para manter seus micros livres de pragas digitais. "Da mesma forma que você não espera ser atingido por outro carro, você não acredita que um hacker pode atacar seu computador", disse ele.

"Proteger um computador é muito complicado para o usuário doméstico", disse Ari Schwartz, especialista em ameaças digitais do Centro para Democracia e Tecnologia, um grupo de liberdades civis de Washington.

Com Associated Press

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home