Essa roupa cabe em você? Pergunte ao scanner

SÃO PAULO - Os padrões de medidas usados pelas confecções são um problema em todo o mundo. Não há quem não reclame ou quem não tenha que fazer um ajuste aqui ou outro ali. Mas os americanos pretendem resolver este problema em breve com o uso da tecnologia.

No mês de setembro, um scanner especial, desenvolvido pela Textile Clothing Technology Corporation (a TC2), "tirou as medidas" de cerca de 10,8 mil voluntários, que toparam ficar apenas com a roupa de baixo. O estudo, conta o jornal The New York Times, foi realizado em diversas partes dos Estados Unidos, geralmente em shoppings centers.

Para se ter uma idéia, a última vez em que se cadastrou as medidas dos americanos foi em 1941. Uma época, lembra o NYT, em que não havia uma diversidade étnica tão grande como há hoje - 46% dos moradores do país não são brancos caucasianos. Fora que o crescimento da obesidade nos Estados Unidos tem sido alarmante nos últimos anos. O resultado? Roupas que não cabem nos consumidores; clientes insatisfeitos; confecções com altos índices de encalhe.

A pesquisa foi patrocinada pelo Departamento de Comércio americano e por grandes marcas de vestuário. A tecnologia usada mapeia o corpo humano em 3D, registrando milimetricamente cada detalhe, das axilas ao espaço entre as pernas (nosso "cavalo") - regiões consideradas pelos americanos as mais problemáticas quando se fala em bom caimento. O software da TC2 extraiu dezenas de medidas de cada voluntário, informou o diretor do projeto, Jim Lovejoy.

O resultado disto é o estudo SizeUSA, que começa a ser vendido para as confecções americanas agora em dezembro. Segundo o NYT, outras indústrias, como a da aviação, a de automóveis e as fabricantes de equipamentos e mobiliários médicos, já demonstraram interesse em adquirir uma cópia.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home