Web rápida chegará a comunidades carentes do RJ

Em 11 anos, a velocidade da informação ficou 2,3 mil vezes maior - mas não para todos os internautas. A rede virtual de conexões mais rápidas e com maior capacidade de navegação, antes usada por entidades acadêmicas e governamentais, chegará agora a comunidades carentes.

O Complexo da Maré, que hoje dispõe de uma rede de 55 kbits por segundo, passará a usar a infra-estrutura tecnológica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de 155 Kbits/seg, daqui a dois meses. Outra ligação, com antenas, roteadores, cabos, um software americano e nada de fios, poderá ser feita entre o Morro da Mangueira e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro ou entre a Rocinha e a PUC.

O projeto Infovia-RJ - que possibilita a inclusão digital, por fazer com que várias freqüências passem pela mesma fibra ótica, aumentando em dez vezes a velocidade da informação - chamou a atenção do diretor do Institute for Connectivity in the Americas (ICA), Randy Zadra. Ele anunciou, essa semana, um financiamento de cerca de US$ 30 mil à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Integração para a viabilização da instalação da rede integrada em duas comunidades.

A verba não será o único benefício trazido para o Estado. Na carta do ICA - ONG canadense com apoio do governo do Canadá e do Banco Mundial (Bird) -, Zadra se refere ao projeto como filosofia pioneira e convida o Brasil a participar da Cúpula da Sociedade da Informação, da Organização das Nações Unidas a ser realizada em dezembro, em Genebra, na Suíça.

O custo total do projeto de convergência com a nova tecnologia entre a Rede Rio - que responde pelo meio acadêmico e é financiada pela Faperj -, a Rede Governo, financiada pelo Proderj, e a sociedade civil é de R$ 53 milhões. "Ou assumimos que as tecnologias servem para suprir desigualdades ou vamos assistir ao crescimento delas, como aconteceu nos últimos 20 anos - ressaltou Peregrino.

 
JB Online

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home