Edição 149/2008

 
  • O que é o gelo seco?
    O gelo seco é a forma sólida do dióxido de carbono derivado de outras substâncias. Para produzi-lo, é preciso primeiro comprimir o gás em tanques e arrefecê-lo até 20 graus negativos para o liquefazer. Depois disso, toda a pressão é eliminada bruscamente e ele expande-se. O gás que fica no tanque absorve calor e o líquido solidifica-se a uma temperatura de 78,5 graus negativos. Em contacto com o ar, a substância desprende vapores.
 
 
  • O que é o cocktail-molotov?
    É uma bomba de fabrico caseiro. O nome foi dado pelos russos durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, os soviéticos tentavam expulsar o exército alemão dos territórios ocupados lutando com armamentos domésticos. Então, homenagearam o presidente do Conselho de Ministros da URSS, Viacheslav Molotov, dando o nome à bomba.
 
 
  • Como é que são feitas as riscas na pasta de dentes?
    O tubo tem um anel de pasta colorida à volta do bocal. Quando ele é comprimido, a pressão feita é a mesma em todo o seu interior. Por isso as pastas branca e a colorida saem do tubo na mesma proporção, formando o aspecto listado.
   
 
  • Como é que são construídos os prédios à prova de terremotos?
    O Japão, que constantemente é atingido por terremotos, foi o precursor desse tipo de construção. O sistema consiste em colocar molas no meio da fundação dos edifícios. Assim, o prédio balança por igual durante os tremores. É esta oscilação uniforme que impede o edifício de cair. Nos Estados Unidos, a técnica é intercalar camadas de borracha natural e chapas de aço na construção.
   
 
  • Como é que a grafite é colocada no lápis?
    Depois da mistura de argila e grafite ser comprimida e de se formarem bastões muito finos, ela é colocada na canaleta de uma ripa de madeira. Outra ripa, com o mesmo formato de canaleta, é encaixada em cima. A madeira de fora é desgastada para formar o lápis.
   
 
  • Como é que a cola cola?
    A cola provoca um contacto íntimo entre as moléculas do material de que ela é composta e aquelas das superfícies a serem coladas, fazendo com que elas fiquem presas por uma força de atracção. Normalmente, as superfícies a serem coladas não são totalmente lisas, apresentando saliências. É nesses poros que a substância penetra e permite a adesão entre as moléculas. A cola, também, é formada de polímeros (moléculas grandes formadas pelo agrupamento de outras menores), que são levados aos poros dos objectos por um solvente, que quando evaporado, faz com que a cola seque.
   
 
  • Porque é que os aviões não podem ser construídos com o mesmo material da caixa negra, se ela é a única coisa que sobra num acidente aéreo?
    Se um avião fosse feito com o mesmo material e como a mesma resistência da caixa preta, o seu peso tornaria o voo praticamente impossível. O avião é um aparelho mais pesado que o ar, mas por causa da capacidade de sustentação (força aerodinâmica) das asas, há limites para esse peso. É por isso que os aviões são construídos com metais leves, como o alumínio e o duralumínio. Além disso, não adianta um avião ser teoricamente indestrutível se o corpo humano não suporta as elevadas forças de desaceleração geradas pelos impactos
   
 
  • Como é que o camaleão muda de cor?
    Sob a pele do camaleão existem três tipos de células coloridas: vermelhas, amarelas e marrons. O animal adquire uma coloração ou outra de acordo com a mudança de tamanho dessas células. Embaixo do camaleão existe uma camada reflectora que serve para misturar as cores. Assim, ele consegue camuflar-se na vegetação e ficar fora do alcance de predadores.
   
 
  • Como é que funciona a luz de um pirilampo?
    A luz desse insecto, chamada de bioluminescência, serve para aproximar o macho e a fêmea. A luz acende-se no abdómen. A sua produção depende de uma substância, a luciferina. Em contacto com o ar e com uma enzima (luciferase), essa substância produz uma luz amarelo-esverdeada.
   
 
  • Como é que as ostras fabricam as pérolas?
    Qualquer corpo estranho (grãos de areia ou parasitas) que invada a concha pode causar irritação. Como mecanismo de defesa, as ostras revestem esse corpo estranho de madrepérola, uma substância cálcica que elas expelem para proteger a concha. É assim que se formam as pérolas.
   
 
  • Como é que as moscas conseguem fugir tão rápido quando tentamos matá-las?
    O corpo delas é todo coberto de pêlos que funcionam como mini-radares. Eles são especialmente sensíveis a movimentos de ar. O movimento da mão ou de qualquer outro objecto sólido cria a flutuação do ar e permite que a mosca voe antes de receber o golpe mortal.
   
 
  • Como é que as moscas conseguem andar em tectos e paredes?
    As patas das moscas têm cada uma, na ponta, duas pequenas almofadas com ventosas microscópicas, em forma de trombeta, que lhes permite deslocar-se sobre as superfícies lisas e cuja aderência é tão eficaz que lhes possibilita andar nas paredes sem cair.
   
 
  • Como é que alguns insectos e aranhas andam na água?
    As patas de certos insectos, assim como as de certas aranhas, terminam em pêlos, recobertos de uma substância gordurosa que a água não molha. A superfície da água faz as vezes de uma membrana elástica, que baixa ligeiramente em torno da pata do insecto, graças à tensão superficial, sustentando-se assim o animal na superfície líquida.
   
 
  • Como é que a aranha constrói a teia?
    A aranha fixa uma extremidade num suporte, por meio de um líquido viscoso que é segregado por glândulas situadas debaixo do abdómen e que endurece ao entrar em contacto com o ar. Tece fios em raios e depois uma espiral, enrolada do centro para fora. Por fim, percorre o caminho inverso, a fim de fazer uma fina espiral fechada e aderente, destruindo a primeira, da qual só conserva as primeiras espiras centrais, que asseguram a rigidez do conjunto. A aranha fica ligada à teia por um fio e quando um insecto cai na armadilha, a aranha apercebe-se pela vibração.
   
 
  • As cobras espirram?
    Sim, pelo mesmo motivo que os outros vertebrados - para limpar suas vias respiratórias. Mas isso não é comum. Assim, quando isso acontece, é sinal de algum problema respiratório que está a acumular fluído nas vias aéreas do animal.
   
 
  • As aves fazem xixi?
    Não, porque elas não têm bexiga para armazenar a urina. Quando ingerem líquidos, estes vão para o intestino, onde são absorvidos, depois passam para o sangue e chegam aos rins, onde são purificados. As impurezas - principalmente uma substância conhecida como urato - deposita-se com as fezes numa parte do intestino chamada coprodeu. Nas fezes da maioria das aves existe uma porção esbranquiçada, que é formada pelo urato.
   
 

Anterior                                                                                                    Próxima >>

Copyright© 1996/2008  Netmarket Internet Brasil
Todos os direitos reservados.

Voltar