Edição 150/2008

 
  • Se a galinha tem asas, porque é que não consegue voar?
    Na verdade, a galinha voa, mas os seus voos são rasantes e curtos, atingindo cerca de 10 metros. Durante a evolução da espécie, a galinha foi domesticada e perdeu a necessidade de voar para fugir de predadores; ficar no solo era seguro para essa ave. Assim, ela também não tem muito desenvolvidos os ossos pneumáticos, os sacos aéreos e a musculatura peitoral e das asas, que auxiliam nos voos das aves migratórias, por exemplo.
 
 
  • Porque é que alguns ovos têm duas gemas?
    Porque durante a ovulação dois óvulos são libertados ao mesmo tempo. E é mais comum isso acontecer com galinhas jovens.
 
 
  • Quando é que uma galinha começa a pôr ovos e quantos é que ela põe por dia?
    As galinhas começam a pôr ovos com cerca de 120 dias de vida e aos dois anos a frequência vai diminuindo, até parar. A ave pode pôr cerca de 290 ovos por ano. Isso dá mais ou menos um ovo por dia, com algumas falhas no decorrer do período.
   
 
  • A galinha precisa de ser fecundada pelo galo para pôr ovos?
    Não. A galinha põe ovos independente de ter sido fecundada ou não pelo galo. Mas se o ovo for fecundado, será chocado por cerca de 20 a 22 dias e dele nascerá um pintainho. Os ovos são chocados ou pela galinha ou pela chocadeira, equipamento que simula a humidade e a temperatura da ave mãe.
   
 
  • Como é que os pintainhos conseguem sair do ovo?
    Os pintainhos, assim como as demais aves, nascem com um dentinho especial para partir o ovo. Depois de fazerem o serviço, que demora cerca de dois dias, perdem o dentinho.
   
 
  • Porque é que o galo canta ao amanhecer?
    Quando nasce o dia, o galo canta bem alto para avisar ao galinheiro que continua vivo e no comando. O canto tem a função de assustar eventuais desafiantes e foi a forma que ele encontrou para controlar seu território. O galinheiro tem apenas um galo porque se tivesse dois, apenas um sobreviveria à luta pela liderança.
   
 
  • O Vaticano é o menor país do mundo, considerando-se como país um Estado independente, com território e governo próprios. Situa-se na cidade de Roma, na margem esquerda do Rio Tibre. Ocupa uma área de 0,44 km². As estatísticas de 1993 mostravam uma população residente de 1.800 pessoas, constituída por clérigos e funcionários.
    A seguir vem o Mónaco (1,89 km2), Nauru (22 km2) e San Marino (60,5 km2).
   
 
  • O Banco de Vernal em Utah, EUA, é o único banco do mundo que foi construído totalmente com tijolos enviados por correio. Em 1919 os construtores aperceberam-se que era mais barato enviar os tijolos por correio (6 por embalagem) do que por camião desde Salt Lake City.
   
 
  • A biblioteca da Universidade de Indiana afunda 2 cm por ano porque, quando foi construída, os engenheiros esqueceram-se de incluir o peso dos livros no cálculo das fundações.
   
 
  • São necessárias 3000 vacas para fornecer cabedal à NFL durante um ano para fabricar bolas.
   
 
  • Há 336 covas numa bola de Golfe.
   
 
  • Há 169 octilhões, 518 septilhões, 829 sextilhões, 100 quintilhões e 544 quatrilhões de maneiras para fazer as dez primeiras jogadas de uma partida de xadrez.
   
 
  • Desde 1896, o início dos Jogos Olímpicos Modernos, apenas a Grécia e a Austrália é que participaram em todas as edições.
   
 
  • Os boxeadores que mais tempo lutaram, sem interrupções, foram os norte-americanos Bob Fitzsimmons e Jack Johnson. Ambos actuaram no ringue durante longos 31 anos. A carreira de Bob Fitzsimmons desdobrou-se de 1883 a 1914. A de Johnson, de 1897 a 1928. Fitzsimmons tinha 52 anos quando parou, Johnson, 50.
   
 
  • O campeão mundial de xadrez que mais tempo manteve o título foi Emanuel Lasker, nascido em Berlim. Conquistou o laurel em 1894 e durante 27 anos derrotou todos os oponentes. Em 1921, já envelhecido, perdeu com o cubano José Raul Capablanca, o único latino-americano a figurar até hoje na lista dos campeões mundiais.
   
 
  • O guarda-redes com mais golos marcados no mundo é o paraguaio José Luis Chilavert, jogador da seleção do Paraguai. O jogador, campeão dos penaltis e faltas, já marcou cerca de 60 golos em toda a sua carreira e é o 3º melhor marcador da selecção do Paraguai. Fora dos campos, Chilavert também é bastante famoso. O guarda-redes é conhecido pelos seus comentários e actos ofensivos contra os seus adversários.
   
 

Anterior                                                                                                    Proxima

Copyright© 1996/2008  Netmarket Internet Brasil
Todos os direitos reservados.