Foto digital é mercado muito quente, diz IDC

NOVA YORK - O apetite dos consumidores por câmeras digitais tem crescido a um ritmo duas vezes mais rápido que o esperado.

As vendas são puxadas pela troca de modelos antigos por novos mais baratos, informou a empresa de pesquisa IDC.

Além disso, muitos usuários estão atualizando seus equipamentos por modelos mais poderosos, informou a IDC em relatório "Updated Worldwide Digital Camera Forecast".

Os embarques mundiais de câmeras digitais devem crescer 15 por cento este ano, segundo a IDC, o dobro da previsão anterior de 7,5 por cento. O dado reverte tendência de crescimento menor verificada ao longo dos últimos quatro anos.

O analista do IDC Chris Chute disse que as câmeras digitais estão se tornando uma espécie de produto da moda, uma tendência tornada popular por pequenos celulares e pelo player de mídia digital da Apple, iPod.

De maneira semelhante, a câmera digital tornou-se um item pessoal, de preço baixo nos países desenvolvidos, cujas vendas estão sendo feitas mais por impulso, especialmente nos Estados Unidos, Japão e Europa, disse Chute.

"Este ano foi o primeiro em que tivemos muitas câmeras coloridas com preço abaixo dos 200 dólares", disse Chute, citando tendência da indústria em dar mais opções aos consumidores que a oferta de aparelhos apenas nas cores preta ou prata. "Eu creio que isso está encontrando resposta nos consumidores."

Ao mesmo tempo, o relatório mostra que a média de câmeras em cada residência se manteve estável em relação a 2006, em 1,4. Segundo a IDC, isso indica que os consumidores estão substituindo suas máquinas a um ritmo mais rápido que o esperado.

Chute também citou que as câmeras com lentes intercambiáveis (SLR), preferidas pelos profissionais e por fãs de fotografia estão puxando mais o mercado total do que o estimado anteriormente por causa de queda de preços.

Os preços médios de todos os modelos de câmeras digitais, variando das mais básicas aos modelos SLR, devem recuar cerca de 13 por cento este ano, de 352 dólares em 2006 para 307 dólares em 2007.

A IDC ampliou sua previsão de crescimento do mercado até 2011, com vendas totais estimadas agora em 138 milhões de unidades, alta em relação à expectativa anterior de 123 milhões de unidades. Os preços devem recuar para cerca de 250 dólares em média, disse Chute.

Reuters

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home