EUA usam laser para cegar motoristas no Iraque


As Forças Armadas dos Estados Unidos estão equipando suas tropas com um aparelho de laser que cega temporariamente os motoristas de veículos que ignorem ordens de parada em bloqueios, afirmou o Pentágono na quinta-feira.

O tenente-coronel Barry Venable, porta-voz do Pentágono, defendeu o uso do aparelho, afirmando que ele é legal e que seu objetivo é evitar que civis sejam atingidos por tiros. "Houve vários incidentes que resultaram tragicamente em mortes civis" quando motoristas ignoraram os avisos de parar dos soldados norte-americanos ao se aproximarem de postos de controle, disse Venable.

As Forças Armadas norte-americanas estão equipando alguns fuzis M-4 utilizados pelos soldados no Iraque com um dispositivo em forma de tubo que tem 27 cm de comprimento e que lança um feixe de laser. Venable ressaltou que o aparelho não causa cegueira permanente. "Eles não cegam as pessoas. É como acender uma luz forte nos olhos", disse Venable. "Acho que o termo é incapacitação óptica." Ele afirmou não saber quanto tempo dura o efeito do aparelho.

"Não são armas ilegais. E, na verdade, seria inadequado chamá-las de armas", disse Venable. "São dispositivos de advertência que se pretende inserir no processo para minimizar baixas desnecessárias. Se for preciso chamá-las de armas, pode-se chamá-las de armas não-letais."

Grupos de defesa dos direitos humanos manifestaram preocupação. Steve Goose, diretor da divisão de armas da Human Rights Watch, lembrou que um protocolo de 1995 à Convenção de Armas Convencionais proíbe o uso de armas projetadas para cegar permanentemente. Mas os EUA não fazem parte do acordo.

Goose disse que a Human Rights Watch quer que o governo dos EUA garanta que o dispositivo não cause cegueira permanente se for usado próximo demais ou com uma intensidade maior. "Foram feitos testes para assegurar que ela não seja usada como uma arma para cegar?", perguntou.

Segundo Venable, "não desenvolvemos, adquirimos nem utilizamos armas que tenham sido projetadas para causar cegueira permanente". Ele afirmou não saber o quão disseminado é o uso do dispositivo no Iraque.

Venable também lembrou que os soldados norte-americanos costumam usar armas com laser, para marcar alvos, por exemplo. "Só quero deixar claro que não se trata da chegada do laser ao campo de batalha. Ele já está lá. Não é o 'raio da morte'."
 
Reuters
 

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home