Só 16% dos latino-americanos usam habitualmente a Internet
 


O uso da Internet ainda não se consolidou na América Latina, onde só 16% da população consulta habitualmente a "rede de redes", segundo dados da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) divulgados hoje em Madri. O uruguaio Enrique Iglesias, secretário-geral ibero-americano, destacou, durante a apresentação do Dia Mundial da Sociedade da Informação, que, dos quase 600 milhões de pessoas que vivem na América Latina, só 92 milhões usam a rede.

Iglesias pediu incentivo à Sociedade da Informação no espaço ibero-americano, ação que é necessária já que "as comunicações se transformaram no século XXI no centro nervoso da sociedade" e "penetraram em todos os âmbitos" da vida dos cidadãos.

"Os países do espaço da região ibero-americana necessitam dar impulso à disponibilidade e utilização das tecnologias da informação se não quisermos aumentar o fosso entre o bem-estar e a produtividade da América Latina" e o dos demais países, disse Iglesias.

Ele ressaltou que a diferença entre as nações é "enorme". Enquanto "Chile e Espanha têm índices de penetração (da Internet) entre 35 e 37%", em outros países da região os usuários "não chegam a 3% da população". Entretanto, destacou, também há números animadores. "Nos últimos cinco anos, o número de usuários de Internet na América Latina aumentou em mais de 300%, um número muito superior à taxa de crescimento da Espanha", destacou.

"Se a América Latina continuar com estas taxas de crescimento a e Espanha mantiver a registrada nos últimos anos, poderemos gradualmente estreitar a brecha que separa os países ibero-americanos" do resto do mundo, acrescentou Iglesias.

A Segib, cuja criação foi decidida na Cúpula de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) em 2003 e cujos estatutos foram aprovados um ano mais tarde na Cúpula de San José da Costa Rica, é um órgão permanente de apoio institucional e técnico das Cúpulas Ibero-americanas.

Entre seus compromissos, figuram a contribuição para reforçar a projeção externa da Comunidade Ibero-Americana perante as instituições da União Européia (UE), os EUA e a ONU.
 
EFE

 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home