Governo da Tunísia controla fortemente a Internet

A Cúpula Mundial sobre a Sociedade de Informação, em Tunis, está conseguindo atrair a atenção internacional para as restrições à liberdade de expressão no país. A Tunísia tem presos políticos e a mídia, inclusive a Internet, enfrenta forte controle do Estado. "É irônico que um encontro mundial sobre a sociedade da informação seja realizado em um país sem liberdade de expressão e que controla a Internet", comentou Murali Shanmugavelan, do Instituto Panos, uma ONG londrina. "A única coisa que podemos esperar é que a realização da cúpula em Tunis ajude a melhorar a situação no pais", afirmou.
 
  • Fórum vai discutir spam e inclusão digital
     
  • ONU quer acesso amplo a TI
     
  • Aprovada criação do Fórum de Governança da Web
     
  • Controle da Web será debatido em cúpula

    Organizações da sociedade civil nacionais e internacionais cancelaram vários eventos paralelos que estavam programados para o dia de ontem em protesto contra abusos cometidos pela polícia tunisiana contra jornalistas e grupos de direitos humanos que tentavam se manifestar na segunda-feira.

    Ativistas que participam de eventos paralelos à cúpula denunciam que, na última sexta-feira, uma jornalista do diário francês Libération foi espancada e esfaqueada por policiais à paisana perto do hotel em que estava hospedada em Tunis. O governo de Ben Ali, há 18 anos no poder, nega envolvimento de autoridades no ataque, mas defende o controle da Internet.

    O dissidente Zouhair Yahyaoui foi preso em 2002 e condenado a dois anos de prisão por criticar, em seu website, o sistema político do país. O governo o acusou de "disseminar informações erradas".

    Em meio a críticas da sociedade civil quanto às restrições à liberdade de expressão na Tunísia, o presidente Zine El Abidine Ben Ali defendeu uma nova ordem mundial para a sociedade da informação. "A redução das disparidades econômicas e sociais entre os povos passa pela redução da brecha digital e por um enfoque mais solidário e eficaz", disse Ben Ali ao inaugurar a segunda fase da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação na manhã de hoje (16) em Tunis.

    Preocupado com a exclusão digital no mundo, principalmente na África, onde apenas 1% da população tem acesso à Internet, o governo da Tunísia propôs, em 1998, a realização de uma cúpula mundial sobre a sociedade da informação, cuja primeira fase ocorreu em Genebra em 2003.
     
    Agência Brasil

  •  
     
     

    Arquivo de Notícias>> clic

    mais noticias... clic

          


    E-mail

    Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

    Home