Tese aborda estresse causado pelo fluxo de e-mail

O correio eletrônico contribui para criar estresse nos postos de trabalho. Esta é a conclusão de uma tese de doutorado realizada na Universidade de Ciências Empresariais de Copenhague, na Dinamarca. A pesquisadora, Annette Groning, realizou o estudo em uma grande firma de seguros com o objetivo de estabelecer a ligação entre o estresse e o correio eletrônico.

De acordo com o site DiarioTI.com, Annette diz que "grande parte dos funcionários disse que é estressante a forma como os e-mails chegam, num fluxo contante incluindo circulares e cópias informativas". Nas palavras de um dos entrevistados, os e-mails costumam chegar como "um enxame de bombas".

As expectativas de receber respostas rápidas aos e-mails também contribuem para acentuar o nível de estresse.

Contudo, o maior inconveniente com o correio eletrônico é o risco de más interpretações, o que leva os usuários a redigirem cuidadosamente o texto de suas respostas e revisar antes de pressionar o botão "Enviar".

A pesquisadora Annette Groning sugere enviar e-mail apenas quando for absolutamente necessário, informando ao destinatário se é apenas uma mensagem informativa ou, ao contrário, uma que necessite de resposta. 
E informar, também, o prazo em que se espera receber esta resposta.


 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home