Internet pode virar banco de dados de memórias pessoais

da Folha Online

Se depender da vontade de alguns pesquisadores, em breve será possível gravar todos os momentos mais importantes de sua vida --de conversas até fotos-- na internet.

A idéia --que parece um pouco distante, neste momento-- está sendo discutida por alguns dos principais pesquisadores sobre o meio digital, que estão reunidos na conferência anual da World Wide Web, realizada em Nova York.

Os cientistas e estudiosos estão tentando adivinhar o que vai acontecer quando as pessoas puderem gravar cada instante de suas vidas e colocá-las na internet. A visão também indica que todas as pessoas um dia estarão, de alguma maneira, conectadas à rede mundial de computadores.

"Há pouca razão para jogarmos todos os momentos [de nossas vidas] fora", disse Rick Rashid, chefe de pesquisa da Microsoft. Segundo ele, os avanços tecnológicos como programas para internet, menor custo do armazenamento de dados e a computação em rede podem ajudar a preservar a memória das pessoas.

Possibilidades

Apesar de parecer perigoso ter todos os dados de sua vida guardados em uma página na internet, os estudiosos reunidos na conferência anual da World Wide Web não estão exatamente preocupados com a segurança. Eles vieram para estudar possibilidades e novos usos para a internet.

Outras apresentações, por exemplo, têm o objetivo de resolver problemas menores --e nem por isso menos importantes--, como a criação de um botão que adicione recursos mais inteligentes à função "voltar" nos navegadores web.

"A boa notícia é que muitas dessas apresentações devem chegar ao mundo real", disse Stu Feldman, chefe de pesquisa da IBM e co-organizador do evento neste ano.

Uma das apresentações, por exemplo, aborda a publicação de livros didáticos na rede onde os capítulos podem ser atualizados automaticamente, à medida que uma nova informação é descoberta. Um outro projeto usa o trabalho feito com linguagens de computador para facilitar a busca de e-mails, por exemplo.

Os pesquisadores também estão usando um pequeno sensor para registrar o batimento cardíaco de uma pessoa. Em casos de alterações graves ou suspeitas, o médico do internauta recebe um aviso por e-mail.

Sites relacionados
  • http://www.w3.org/2004/03/w3c-track04.htm

  •  

    Arquivo de Notícias>> clic

    Mais noticias... clic

     


    e-mail

    Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

    Home