Desenvolva sites com estrutura e versatilidade

Opinião: metodologia no desenvolvimento só faz bem à sua equipe antes, durante e depois do processo de análise e criação de websites. Conheça o Fusebox, uma ferramenta gratuita.

Leonardo Mello

A equipe se reuniu e o projeto acaba de ser aprovado. Definidas as seções, os recursos e os prazos internos, é hora de colocar as mãos na massas. Sim, são várias mãos (ferramentas) e massas (partes do website).

Cada um para o seu lado, fazendo as seções que foram escolhidas pelo coordenador da equipe. É quando começa a árdua tarefa de desenvolver, programar, organizar onde cada página se encaixará, onde cada link irá parar. Enfim, transformar o abstrato em algo que seja visto no navegador mais próximo.

Semanas depois, problemas começam a aparecer: falta de envolvimento dos integrantes da equipe, afastamento dos objetivos iniciais do projeto, prazos estourados por falhas de integração das partes desenvolvidas etc.

Qual é a solução quando isso acontece? Um bom começo pode ser estudar alguma metodologia de desenvolvimento para internet, para que no próximo projeto não apareçam esses problemas e tantos outros que costumam ocorrer.

E a minha dica é objetiva: Fusebox. É a metodologia que uso (e recomendo desde sempre) há quatro anos, desde sua primeira versão- hoje está na versão 4.0, em constante desenvolvimento, graças ao apoio de milhares de desenvolvedores mundo afora.

Pela própria definição do website oficial (www.fusebox.org), o "Fusebox é um framework e uma metodologia padrão para a criação de aplicações baseadas na web".

Em outras palavras, é o guia que define a estrutura e a metodologia de como desenvolver um website de forma eficientemente estruturada.



A idéia central do Fusebox é tratar o website como uma rede elétrica, dividida em circuitos (fuses). Explicando de uma forma mais clara: vamos tomar por exemplo a sua casa, que tem uma rede elétrica: se a luz do seu quarto queimar, possivelmente os aparelhos da cozinha não terão problemas em ligarem, correto?

Essa é a idéia de circuitos em paralelo: se der problema em um, não afetará outro. É o conceito por trás do Fusebox: tratar as partes (podem ser as seções, por exemplo) como circuitos independentes o máximo possível. Não que a integração seja proibida, mas apenas permite o desenvolvimento modular do projeto, trazendo assim ganho na produtividade e possibilidade de criação de um "banco de circuitos", que pode facilmente ser reaproveitado em projetos futuros.

Vamos aos objetivos principais que o Fusebox procura explorar:

a) dividir as seções/recursos do website em partes independentes, de forma a facilitar o trabalho em equipe;

b) definir tipos de arquivos e padrões de nomeação baseado nas funções exercidas de cada um;

c) definir e controlar as variáveis (e o local onde deverão estar) que afetarão todo ou somente alguma(s) parte(s) do website;

d) facilitar a integração layout + programação;

e) permitir a utilização do layout de forma inteligente, onde vários layouts podem ser utilizados ("encaixados" na montagem do conteúdo) ao mesmo tempo;

A princípio, você pode pensar: "desenvolvo websites pequenos, qual motivo me faria quebrá-lo em várias pastas, arquivos, etc?". Eu também pensei assim, anos atrás. A resposta é: a manutenção futura. Pense também nos possíveis novos integrantes da sua equipe que irão fazer a manutenção nesse projeto.

Lembre-se que o Fusebox se adapta à qualquer tamanho de website. Já utilizei-o em websites de três ou trinta seções, complexas ou não. Aconselho a leitura do material em www.fusebox.org, caso tenha se interessado. Lá é possível fazer o download de várias apresentações sobre Fusebox e dos arquivos principais (o "cérebro" de aplicações Fusebox, que controlam as ações cada vez que é chamado um conteúdo no website) em várias linguagens: Coldfusion -plataforma original do Fusebox-, PHP, ASP e JSP).

Não esqueça de ler também sobre FliP - Fusebox Lifecycle Process. Qualquer dúvida, é só entrar em contato, terei o maior prazer em ajudar! [Webinsider]
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home