Barbie posa nua em poses sensuais nos EUA
 



Uma corte federal dos Estados Unidos garantiu hoje o direito de um artista de Utah de fazer fotos da boneca Barbie nua e sendo ameaçada por utensílios de cozinha. Assinalando que a imagem das Barbie é "propícia a comentários sociais", um conselho de três juízes da Nona Corte de Apelação rejeitou um pedido da fabricante Mattel Inc.'s para restringir o trabalho do artista.

Sustentando que a crítica social era protegida pela Primeira Emenda da Constituição, a corte afirmou que uma decisão de 2001 foi favorável a Forsythe, que produziu fotos da boneca em perigo, nua, sendo atacada por conhecidos utensílios domésticos. Ele utilizou as bonecas Barbie em posições sexuais para suas fotos da série "Cadeia Alimentar Barbie".

A Mattel argumentou que as fotos infringiam seus direitos autorais. O artista argumentou que a série -- que incluía fotos da Barbie enrolada em tortilhas -- visava criticar a "coisificação das mulheres" e o "mito da beleza" associado à boneca. "Barbie é o mais duradouros desses produtos que alimentam as inseguranças de nossa cultura de consumo obcecada por perfeição e beleza", afirmou Forsythe.

Nem o artista nem um porta-voz da Mattel foram localizados para comentar a decisão.

 
Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home