Disputa bilionária com a Receita

A Petrobras anunciou ontem que vai recorrer da multa de R$ 3,064 bilhões aplicada pela Receita Federal na semana passada. O motivo da disputa bilionária é a falta de recolhimento do Imposto de Renda no afretamento de plataformas e navios-sonda para exploração de petróleo no litoral brasileiro entre 1999 e 2002. A estatal alega que, devido a um decreto de 1999, a alíquota de IR sobre estas transações é zero.
A Receita considera que as plataformas petrolíferas não podem ser consideradas embarcações e, com isso, não poderiam ser afretadas, mas sim alugadas. Desta forma, essas transações estariam sujeitas ao recolhimento de IR, com alíquotas de 15% a 25% do valor total - daí, a multa bilionária.

A direção da Petrobras alega que, em 1998, houve outra autuação da Receita pelas mesmas razões, só que em valor bem menor (R$ 93 milhões). Esta multa foi impugnada pela empresa em março passado. A estatal sustenta ainda que o Supremo Tribunal Federal já se pronunciou a favor da tese da companhia, em decisão sobre o recolhimento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), na qual considerou que plataformas são, de fato, embarcações.

A governadora Rosinha Matheus tem reunião marcada nesta quinta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir a reforma tributária e o setor de petróleo. No encontro, Rosinha vai mostrar um estudo do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) que informa que a reforma tributária - que prega a tributação do petróleo no mercado de consumo - pode prejudicar a indústria fluminense.

Jornal do Brasil
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home