PSDB tenta derrubar decreto de telecomunicações

O PSDB resolveu contestar na Justiça o decreto que define as novas regras do setor de telecomunicações, assinado na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os tucanos apresentaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) hoje uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin), com pedido se suspensão imediata do decreto.

"Essa Adin vai contestar o poder do presidente porque (o decreto) interfere na lei e adentra em questões que não são da competência dele", afirmou o deputado Alberto Goldman (PSDB-SP), que foi relator da principal lei do setor de telecomunicações.

Na ação, o PSDB aponta a inconstitucionalidade do artigo 4o, inciso V, do artigo 7o, incisos I a IX e parágrafo 1o, do decreto, que tratam dos métodos de definição e reajuste de tarifas. O deputado Goldman argumenta que a lei do setor atribui à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autonomia para criar os mecanismos de correção das tarifas. "A Anatel não está subordinada ao presidente, está subordinada à lei", declarou Goldman a jornalistas.

Os autores da ação argumentam que "o texto do decreto não apenas violou a Lei, mas também - e diretamente - violou a Constituição Federal" ao usurpar poderes que cabem apenas ao Congresso Nacional e à Anatel.

Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home