Veja como apagar pragas virtuais do PC

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
da Folha de S.Paulo

"Cliquei em um vírus que chegou por e-mail e fui avisado pelo programa antivírus. Ao rodar o soft de proteção, foi encontrado um arquivo com problema. Localizei-o e era justamente o arquivo com o nome do link no qual eu havia clicado. Apaguei o documento, rodei o antivírus de novo e nada foi acusado. Esse procedimento (encontrar o arquivo .EXE e apagá-lo) eliminou o vírus do meu computador?"
Adriano Mattos

Resposta - A forma como o leitor teve o seu micro contaminado é a mais comum nos dias de hoje. Clicar em links presentes em qualquer tipo de e-mail pode instalar no computador programas cujas ações são imprevisíveis, mas sempre danosas ao usuário.

Como dica, ao receber um e-mail com links, mesmo que tenha sido enviado por uma pessoa conhecida, passe o mouse sobre o link. Na maioria das vezes, você verá, na barra de rodapé do navegador, o caminho para qual o atalho aponta. Se no final do endereço houver o nome de um arquivo com a extensão .EXE, a possibilidade de ser um vírus é muito grande. É melhor apagar aquele e-mail.

Tome cuidado, pois, se o caminho não aparecer na barra, ele poderá estar mascarado pelo autor do vírus. Embora o leitor não tenha mencionando qual antivírus ele usa, o fato de o vírus ter sido detectado e o programa executado deve ter eliminado o problema, visto que numa segunda execução o programa não detectou o vírus. Ainda assim, aconselho o leitor a enviar e-mail ao suporte da empresa produtora do antivírus e indicar o nome do arquivo infectado e o nome do vírus.

Como a cada dia que passa os criadores de vírus ficam mais criativos, é necessário que o leitor mantenha o antivírus atualizado, deixando ativa a atualização automática disponível na maioria dos programas.

E-mail para dúvidas: canalaberto@uol.com.br
 
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2006 -  ANO10 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home