TVA Intel querem banda larga sem fio no país

A operadora de TV por assinatura TVA anunciou na quarta-feira uma parceria com a gigante de chips Intel para o lançamento em 2006 de um serviço de acesso à Internet sem fio em alta velocidade no país que vai utilizar a tecnologia WiMAX.

A parceria tem como objetivo o lançamento comercial de um serviço múltiplo que permitirá aos assinantes da TVA acesso rápido à Web, TV paga e até telefonia móvel por meio de redes WiMAX, tecnologia promovida pela Intel em vários países do mundo. "É o maior projeto comercial de serviços WiMAX da América Latina", disse o diretor de vendas e marketing da Intel para a região, Ronaldo Miranda, a jornalistas.

A TVA atualmente opera duas redes, uma de cabos e outra sem fio por meio do sistema MMDS, que é capaz de transmitir apenas 28 canais de programação de TV. A empresa pretende digitalizar essa rede sem fio entre o final deste ano e ao longo de 2006 para conseguir levar aos usuários desse sistema 120 canais, acesso em banda larga à Web e canais pay per view, serviços que estão disponíveis apenas aos assinantes da rede fixa da operadora. Dos 340 mil clientes da companhia, 110 mil recebem serviços pelo MMDS.

Essa digitalização da rede sem fio vai consumir US$ 10 milhões e deixará a empresa de TV por assinatura pronta para trabalhar com o WiMAX, que é capaz de oferecer velocidades de transmissão de dados de até 75 megabits por segundo a uma distância de até 50 quilômetros da antena transmissora. Investimentos para instalação da infra-estrutura da tecnologia WiMAX não foram revelados. Miranda informou que se a TVA precisar de recursos para a instalação dos equipamentos, a Intel Capital, braço de investimentos da empresa norte-americana, poderá fazer um aporte de dinheiro.

A TVA tem rede MMDS em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. "Somente no Rio de Janeiro, onde somos 100 por cento MMDS, o ganho será total", disse a diretora superintendente da TVA, Leila Loria, em referência aos serviços adicionais de Internet e TV paga que poderão ser transmitidos com a chegada do WiMAX.

Dados sobre preços dos produtos e modelo de negócios ainda estão sendo discutidos, afirmou Loria. A intenção da TVA é vender os serviços adicionais de acesso rápido à Internet como um pacote de banda larga comum oferecido atualmente apenas aos assinantes da rede fixa da empresa. A diferença é que o usuário poderá acessar a Web sem necessidade de cabos e em qualquer ponto da área de cobertura em cada cidade.

A TVA ainda avalia de que forma poderá oferecer serviços de telefonia móvel aos assinantes, uma vez que com a adoção do WiMAX a companhia terá banda de transmissão de dados suficiente para conversas de voz, além do acesso à Web. "Não é nossa prioridade para 2006, a prioridade é banda larga 'wireless', mas nós já sabemos que vamos incluir celular na nossa oferta de produtos", disse Loria. Recentemente, a TVA lançou serviço de telefonia pela Internet (conhecidos como VoIP) para os assinantes da rede fixa.
 
Reuters

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home