Projeto quer unificar TV pela internet

JULIANO BARRETO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Transformar a TV via internet em uma mídia tão barata e criativa quanto os blogs e os podcasts. Essa é a meta dos ativistas da Participatory Culture Foundation (www.participatoryculture.org) com o projeto DTV, que almeja se tornar um padrão universal para distribuição de conteúdo em vídeo na rede.

Com ajuda de um software gratuito e com código aberto, os usuários do serviço DTV poderão publicar e ver programas em canais que serão atualizados automaticamente e usarão tecnologias como a rede de trocas BitTorrent e o formato de leitura de notícias RSS para facilitar as transmissões.

Segundo os criadores do projeto, que também lutam pelo fim das restrições às redes de troca de arquivos, o uso de programas e de padrões gratuitos é essencial para que o acesso aos programas da DTV seja amplo e simples.

A primeira ferramenta para publicar vídeos na rede DTV, chamada de DTV Broadcast Machine (máquina de transmissão), foi lançada em versão de teste para a plataforma Macintosh. A versão para Windows está prometida para as próximas semanas.

Até o final deste ano, alguns canais de TV paga dos EUA planejam transmitir parte de suas programações no formato DTV.

Entre eles, estão produtores de programas variados, como o canal infantil regional de Washington Pancake Mountain (www.pancakemountain.com) e o site dos sindicalistas da Service Employees International Union (www.seiu.org).

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home