Os blogs ganham voz e se chamam podcasts

A democratização da informação passa pelos blogs, que agora também podem ser em áudio. Cada vez mais as pessoas descobrem que produzir conteúdo é tão divertido quanto acessá-lo.

Antenor Simões Jr

O blog saiu da tela do computador e foi para os iPods e MP3 players. Como? A novidade se chama podcasting e está fazendo cada vez mais adeptos.

Em seus podcasts pessoas comuns falam sobre o que gostam, fazem, entendem. Familiar? Com certeza. A novidade está na maneira de escrever, ou melhor, de falar. Os podcasts seguem o formato do rádio e têm o conteúdo tão variado quanto o dos blogs.

Os números ainda são muito modestos. Em fevereiro eram 3.100 podcasts cadastrados no site do desenvolvedor da tecnologia, a Ipodder.org. Entre eles há políticos em campanha, relatos conjugais e receitas culinárias.

Se você quiser sentir o gostinho da coisa, recomendo o site audio.weblogs.com. No site você pode ver a lista dos últimos 100 podcasts atualizados e ouvi-los direto do PC.

Grandes empresas já descobriram o poder dos podcasts e estão investindo na tecnologia. A cervejaria Heineken, por exemplo, lançou um podcast musical. Por ser uma tecnologia novíssima, o podcast ainda tem um baixo índice de rejeição e seus consumidores estão mais propensos a aceitar publicidade.

Os podcasts ainda têm vantagens sobre os blogs: são portáteis e não dependem de conexão a internet. Eles podem ser baixados, passados para os MP3 players e ouvidos em qualquer lugar. E para quem tem preguiça de ler, a tecnologia cai como uma luva.

Por dar total liberdade ao usuário, o podcast já está sendo chamado de TiVo das rádios. Uma maneira interativa de escolher o que ouvir sem se preocupar com o horário do programa, como acontece nas rádios tradicionais.

O podcast é só o início. A popularização da informação e do entretenimento é inevitável. Cada vez mais pessoas descobrem que produzir conteúdo pode ser tão divertido quanto acessá-lo. O avanço tecnológico é a verdadeira democratização da informação. [Webinsider]


 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home