Ameaça de processo faz estudante tirar blog do ar
 


Chen Jiahao, 23, estudante de pós-graduação nos Estados Unidos, fechou blog "Caustic Soda" depois que a A*Star, agência de ciência e pesquisa do governo de Cingapura, ameaçou processá-lo por acusações que ela classifica como falsas e sérias. O estudante já havia publicado um pedido de desculpas anteriormente, que não foi considerado suficiente. Defensores internacionais da liberdade de expressão e mídia criticaram os métodos da agência.

Chen removeu as críticas à A*Star que havia no seu blog e publicou um pedido de desculpas em 26 de abril, depois de receber emails do presidente da agência. Na semana passado, a agência informou-o de que seu pedido de desculpas não era sincero e que novas desculpas eram necessárias.

No domingo, ele publicou o novo pedido de desculpas em seu blog: "peço desculpas, sem reservas, à A*Star, seu presidente Philip Yeo e seus executivos, pelos incômodos e embaraço que causei a eles". "Eles me enviaram um email contendo essa fórmula", disse Chen hoje, por telefone, dos Estados Unidos, onde estuda quimiofísica na universidade de Illinois.

A ONG Repórteres Sem Fronteiras, com sede em Paris, disse que o caso coloca em destaque a falta de liberdade de expressão em Cingapura, que está entre os 20 países de mais baixa pontuação no índice mundial de liberdade de imprensa que a organização compila. "Chen criticou algumas das políticas da A*Star, mas não havia nada de difamatório naquilo que ele escreveu", disse Julien Pain, diretor do departamento de liberdade na Internet da organização.

A A*STAR reconheceu em comunicado na semana passada o valor da diversidade de opiniões, e informou que a recebia com agrado em todas as mídias. "Mas as declarações daquele blog específico foram muito além do comentário justo."
 
Reuters


 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home