Publicidade em Crise na Internet

Seja como meio de negócios ou como veículo de comunicação, a Internet continua em crise de identidade. Muitas empresas que se aventuraram nesse ramo já fecharam suas portas e muitos sites criados no "boom" da era digital, desapareceram.
Agora, é a vez da crise da publicidade na Internet. O banner, usual formato de anúncio on-line, está caindo em desgraça.

Agências web, portais e anunciantes reconhecem que os banners já não fazem o mesmo efeito que há alguns poucos anos. A porcentagem de cliques por anúncio caiu significativamente, contribuindo ainda mais para diminuir o retorno dos anunciantes e a credibilidade da Internet como eficiente meio de comunicação. Com a redução dos investimentos em publicidade na Internet, a cobrança por resultados aumenta de todos os lados.
           A disputa selvagem pelo tão valioso click do visitante gerou o mais enervante sub-produto do marketing na Internet: a janela pop-up. Poucos são os usuários que não se irritam com esta invasão descarada, que fica no caminho da informação. É um anúncio dos mais invasivos e irritantes, tanto que já surgiram programas criados para fechar automaticamente as janelas que se abrem sem permissão. Um deles é o Pop-Up Stopper, da Panicware, que já passou da versão 2.0 (http://files.panicware.net/PopUpStopper22.exe). Nem banner, nem pop-up. Então, qual a solução para o problema da publicidade na Internet? Especialistas estudam alternativas. A mais usada atualmente é a opção do banner em formato maior, para chamar mais a atenção do visitante. Isso, além de consumir mais tempo para carregar, deixa a navegação do internauta mais lenta. Alguns têm apresentado idéias mais criativas, como banners animados e comerciais intrusivos.

           Mas, será que alguém está lembrando de pensar no cliente? Talvez, em parte, a culpa seja do próprio usuário que visita os portais. Bajulado pelas dot coms, o internauta foi acostumado ao acesso gratuito e não quer pagar mensalidade para acessar um bom site de notícias. Essa cultura acaba provocando uma enxurrada de propaganda nos principais portais e sites, especialmente os de acesso gratuito.
            O banner perdeu efeito porque tornou-se comum, disputando pequenos espaços em quase todos os sites e poluindo a tela do usuário da Internet. Poucos são os portais que dão exclusividade a um único anunciante.
           Por natureza, os banners são distrativos, pois desviam a atenção do site em visitação. Ao contrário da propaganda em outras mídias (jornal, revista e TV, por exemplo), quando clica-se em um banner na Internet interrompe-se a navegação em curso para iniciar uma nova, em outro web site.
           Com isso, os portais ficaram poluídos, com muitos lugares para clicar e excesso de informações. Isso assusta e intimida qualquer usuário menos experimentado na web. A solução dos banners maiores, já utilizada em sites como CNN Brasil (www.cnn.com.br/brasil), está piorando esta situação. Talvez uma parceria maior entre portais, anunciantes e web-designers, com foco no cliente, gere uma resposta melhor para este problema. É preciso ter sempre em mente que a maioria dos usuários da Internet busca três fatores: simplicidade, agilidade e comodidade. Conteúdo mais objetivo e "mentalmente ergonômico" e menor poluição visual podem ser diferenciais importantes a partir de agora. Uma alternativa a ser estudada é a adoção de patrocínios direcionados ou seleção optativa de propaganda. 

Afinal, Internet não é televisão (ao menos por enquanto). Deixados à sorte dos portais e anunciantes, daqui a pouco estaremos navegando em sites com duas, três ou mais janelas pop-up. Até lá, espero já ter instalado o Pop-up Stopper em todos os meus micros.

 

 

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