Dicas para esperar o futuro


Roberto Tranjan
Consultor e Escritor

O futuro não se aguarda, o futuro se prepara. Ainda assim, existem falhas no presente que poderiam ser resolvidas com alguma facilidade, tal os transtornos que trazem. Nada do que será sugerido a seguir é desconhecido do leitor mas é impressionante as "pisadas de bola" que os dirigentes de empresas cometem por aí afora.

Determine o que é importante e não parta do pressuposto que todos já sabem. Quando existe pouca comunicação na empresa, a escala de prioridade que existe na cabeça de cada um é muito diferente uma da outra. Assim, todos trabalham com afinco em direções diferentes. Daí a frustração quando se constata que os resultados não correspondem aos esforços.

· É claro que comunicar é diferente de fazer comunicado. Comunicar significa tornar comum e isso implica em conversação de duas mãos.

· Definidos os objetivos importantes, é preciso identificar os medidores de desempenho para que todos saibam como o jogo está indo. Muitos dirigentes de empresas são enérgicos quando participa à equipe que o jogo deve ser ganho mas, durante a partida, esconde o placar. Como manter a motivação se os que fazem os resultados não os conhecem?

· Os objetivos devem ser traduzidos em metas. Os objetivos são, geralmente qualitativos e as metas são quantitativas. Quando só existem metas, o ambiente de trabalho torna-se muito chato. É como se todos estivessem correndo atrás de cifras. É muito ruim quando o líder só sabe dizer: "precisamos produzir mais" ou "precisamos vender mais". Nada mais desmotivador quando as metas não vem acompanhadas dos objetivos. Os objetivos são importantes porque colocam significado no trabalho. Através dos objetivos as pessoas determinam o que deve ser feito, por que deve ser feito, quando ou em que tempo deve ser feito, quanto fazer, como deve ser feito e quais são as etapas e quem são os responsáveis.

· As metas possuem uma grande utilidade quase sempre esquecida. A de poder comemorar pequenas vitórias ou vitórias parciais. Muitos líderes perdem a oportunidade de, olhando o copo de água pela metade, comemorar a metade cheia em vez de ficar resmungando a metade vazia.

· Medir é necessário! Fazer com que os geradores dos resultados tenham conhecimento do placar é importante para que eles coloquem mais energia no trabalho no sentido de atingir as metas e os objetivos. Mas aqui vai um recado para os dirigentes de empresas afoitos: não utilize os medidores de resultados para criar rivalidade entre os membros da equipe. Se João foi capaz de produzir mais do que José ou se Joana foi capaz de vender mais do que a Jacira, não importa. Quem pode mais dá mais e quem sabe mais ensina os que sabem menos. O sucesso individual depende de conseguir o apoio dos outros. Ou não é equipe!

· Mais do que ficar o tempo todo exigindo mais produção, pense em reduzir o processo para que as mesmas pessoas, com os mesmos recursos e o mesmo tempo consigam fazer mais. Depois de reduzido o processo, aí sim é importante estabelecer metas de aumento de produtividade.
As dicas a seguir são ainda mais simples do que as relatadas acima, mas, acredite, funcionam. E nada custa a não ser atitude positiva:

· Eleve a auto-estima do seu colaborador. Elogie o bom trabalho ou elogie a parte boa de um trabalho que ainda não atingiu um elevado padrão de qualidade.

· Sempre que avaliar o desempenho de um colaborador, coloque-se primeiro no lugar dele e responda: "você faria um bom trabalho com o nível de informações, habilidades e conhecimentos que ele possui?"

· Não economize agradecimentos. "Muito obrigado" ainda são duas palavras de alta potência e energizadoras. Agradeça, e faça de coração!

· Peça ajuda para resolver os problemas. Você talvez acredite que resolver os problemas é o seu papel, já que é o chefe. Mas as pessoas sentem-se bem e orgulhosas quando conseguem elas mesmas resolverem os seus problemas. Não tire esse gostinho da boca de seus colaboradores, mas também não os abandonem. Fique na espreita prestando ajuda até que sejam capazes de resolver os problemas sozinhos.
E agora vamos para as dicas finais que estão relacionadas com a postura de liderança:

· Pare de se achar o maioral e admita que não sabe tudo. Esteja aberto para receber críticas de seus colaboradores e deixe o seu ego de lado. Os colaboradores gostam de saber que seus líderes são seres humanos e, entre medos e fraquezas, possui determinação e perseverança diante dos objetivos estabelecidos.

· Livre-se dos preconceitos. Eles só fazem deturpar a imagem do mundo, da vida, do trabalho, dos clientes, das pessoas. Lembre-se que agimos conforme as imagens que criamos. Se estas são difusas, nossas decisões e ações também serão difusas.
Isso é o básico que um líder pode fazer. É pouco mas é grandioso e prepara o terreno para exercer a liderança do futuro que exigirá dos líderes ainda muito mais. Lembre-se: o futuro começa a ser construído no presente!

Fonte: Planeta Sucesso


 

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