Br Telecom deixa usuários
              sem ADSL por mais de 72h 
       
                   
                   
      Giordani Rodrigues 
       
      Desde que começou a semana até ontem,
      quinta-feira, muitos clientes da Brasil Telecom ficaram sem conexão banda
      larga ADSL, serviço vendido pela empresa com o nome de Turbo. Mais de 2
      mil usuários foram afetados na região metropolitana de Curitiba e
      Litoral do Paraná. Uma parte destes usuários voltou a ter o serviço
      ontem, mas outros continuam sem conexão já há mais de 72 horas.
      A Brasil Telecom informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que
      o serviço Turbo "apresentou problemas intermitentes" entre 4
      horas da madrugada de domingo, dia 23, e 13h30 do dia 26. A operadora
      afirma que a falta de conexão se deveu à substituição de roteadores,
      "para elevar a capacidade do backbone no Paraná, preparando-o para o
      crescimento da planta ADSL". Cerca de 2,4 mil clientes foram
      afetados, segundo os cálculos da empresa.
       A Brasil Telecom, no entanto, não avisou seus usuários que iria
      substituir roteadores e que, por isso, muitos poderiam ficar sem conexão.
      Aparentemente, também não avisou seus funcionários que tais
      procedimentos estariam sendo tomados, pois o suporte técnico de ADSL da
      empresa deu outras explicações. Desde segunda-feira os atendentes
      disseram que houve "problemas nos roteadores em Brasília",
      queda de um servidor DNS e, a partir de terça-feira, um rompimento de
      fibra ótica.
       Não é a primeira vez que usuários de banda larga da Brasil Telecom têm
      problemas de conexão. Há casos de clientes morando no centro de Curitiba
      que eventualmente ficam sem acesso por dois ou três dias seguidos. A
      qualidade do serviço Turbo é irregular, por isso quem se dispuser a
      fazer uma pesquisa entre os clientes encontrará desde pessoas satisfeitas
      até outras que estão querendo processar a operadora. Este é o caso de
      Augusto de Oliveira Prado, de 22 anos, que administra junto com seu pai a
      empresa Newport Ship Suplier, no litoral do Paraná.
       A empresa de Prado fornece suprimentos para navios no porto de Paranaguá
      e por isso precisa estar em comunicação contínua com agências marítimas
      locais e de outras partes do mundo. Há três dias, porém, a Newport está
      sem ADSL. "Já liguei para o departamento financeiro da Brasil
      Telecom e exigi o desconto dos dias em que estou sem conexão, mas também
      penso em processar a operadora por danos materiais, já que a interrupção
      nos serviços traz prejuízos para os meus negócios", reclama.
       Outro cliente descontente é o técnico em informática Alexandre
      Lopes, de 21 anos, que mora em Curitiba e assina o serviço Turbo há
      quase um ano. Ele diz que sua conexão "cai" com freqüência e
      só volta quando o modem é "resetado" (reinicializado). Lopes
      também se queixa de que os atendentes não conseguem dar respostas
      satisfatórias para resolver os problemas. "Não estou satisfeito com
      o serviço devido aos problemas que tenho e ao atendimento da Brasil
      Telecom, que deixa a desejar", afirma.
       Já o músico André Costa, também morador de Curitiba, mostra-se
      satisfeito com sua conexão ADSL. "A velocidade é boa e eu nunca
      passei pela situação de ficar horas ou dias sem acesso à
      Internet", garante. André é guitarrista de uma banda chamada Lady
      Vestal e utiliza maciçamente a Internet para suas pesquisas musicais e
      para baixar arquivos "midi" para seus equipamentos. Ele diz que
      no último mês sua conexão vem caindo de seis a sete vezes por dia, mas
      volta a funcionar em seguida, automaticamente. Isto não atrapalha a maior
      parte das tarefas, mas chega a prejudicar alguns tipos de download. Por
      isso, ele se diz "70% satisfeito".
       Os usuários que sofrerem interrupções nos serviços prestados pelas
      operadoras de telefonia podem pedir desconto na fatura telefônica, de
      acordo com a Resolução
      272 da Anatel. O artigo 54 do documento determina que "em
      caso de interrupção ou degradação da qualidade do serviço, a
      prestadora deve descontar da assinatura o valor proporcional ao número de
      horas ou fração superior a trinta minutos". O parágrafo 1º do
      mesmo artigo prevê ainda que "a interrupção ou degradação do
      serviço por motivo de manutenção, ampliação da rede ou similares
      deverá ser amplamente comunicada aos assinantes que serão afetados, com
      antecedência mínima de uma semana". Neste caso, os assinantes também
      têm direito a desconto, "à razão de 1/30 (um trinta avos) por dia
      ou fração superior a quatro horas". 
                   
       
       
       
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