Edição 144/2008

 
  • O álcool ingerido no fim-de-semana é eliminado após a prática de Exercício Físico?
    Esse é um dos mitos mais propagados pelos adeptos das cervejolas nos fins de semana. Estas pessoas acreditam que ao transpirar estão a expelir pelo suor o álcool ingerido. Isso não tem fundamento. O álcool é absorvido pelo organismo alguns minutos após a sua ingestão, produzindo os seus efeitos, que, diga-se de passagem são maléficos. Os produtos do seu metabolismo são excretados via urina e fezes. Nada pode acelerar a sua eliminação, nem mesmo a actividade física. Portanto é inútil empenhar-se em fazer exercício físico intenso quando se está sob efeito da ressaca e pode até ser perigoso, devido ao risco de acidentes, de hipoglicémia e de complicações cardíacas. O uso de bebidas alcoólicas não combina com a actividade física.
 
 
  • Parar de fumar engorda?
    Ninguém engorda porque deixou de fumar, a menos que passe a comer compulsivamente, ou ansioso pela falta de cigarro, substitua o hábito por doces, ou outras guloseimas. Um outro factor que normalmente acontece é que os ex-fumadores têm um aumento de apetite, já que com o paladar e olfacto mais apurados, aumenta o prazer de comer.
 
 
  • Porque é que o leite derrama quando ferve?
    O leite, ao ferver, expande-se e sobe. O aquecimento faz com que a água contida no leite ferva e evapore. Quando isso acontece, ela leva consigo proteínas do leite que possuem baixo peso molecular e estão na camada mais superficial do líquido - assim, elas acabam por transbordar.
   
 
  • Qual é a diferença entre produtos light e diet?
    Os produtos light têm menos calorias que os tradicionais. Os produtos diet não são, necessariamente, menos calóricos, pois podem ter mais gordura que os tradicionais. Os produtos diet são destinados aos diabéticos por não possuírem açúcar.
   
 
  • Qual é a diferença entre os biscoitos cream cracker e os de água e sal?
    A massa dos biscoitos cream cracker é mais gordurosa, com cerca de 16% de gordura. Já os biscoito de água e sal possuem apenas 7%. A gordura deixa o biscoito cream cracker mais crocante e cremoso e o próprio nome em inglês indica isso. Um legítimo cream cracker tem 32 calorias, enquanto que o de água e sal tem 27.
   
 
  • Porque é que os queijos suíços têm buracos?
    Os buracos são formados com a expansão de gases emitidos por uma bactéria. Ela é colocada durante os primeiros estágios da produção do queijo suíço e ajuda a amadurecê-lo e a dar-lhe o seu sabor característico.
   
 
  • Porque é que os chefs de cozinha usam chapéus brancos e altos?
    O costume data do século XV, quando os cozinheiros eram bem pagos e respeitados pelos gregos na era bizantina. Quando os turcos derrubaram o Império Bizantino, em 1453, os bons chefs esconderam-se entre os monges. E, para não serem identificados, adoptaram as vestimentas dos monges, incluindo um chapéu negro e alto. Com o tempo, mudaram a cor do chapéu para se diferenciarem do clero.
   
 
  • Porque é que descascar cebolas nos faz chorar?
    A cebola tem um óleo que evapora quando ela é cortada ou descascada. O vapor do óleo afecta os nervos do nariz que estão ligados aos olhos. Por isso eles lacrimejam.
   
 
  • Porque é que as garrafas de vinho não são transparentes?
    O vidro colorido das garrafas funciona como um filtro solar. O vinho é como a pele: sofre com os raios UVA. Se deixado em lugar ensolarado pode ter o seu aroma e sabor alterados. Mesmo que a garrafa sirva de protecção, é necessário guardá-las em local protegido do calor e da luminosidade.
   
 
  • Porque é que as frutas mudam de cor quando amadurecem?
    A maturação das frutas é caracterizada, entre outras coisas, por uma alteração de cor. A cor verde, devido à clorofila, desaparece em proveito de outros pigmentos, as carotinas e os antocianos. Este fenómeno, acompanhado por um amolecimento da polpa da fruta, deve-se a transformações químicas verificadas em função da temperatura, da intensidade luminosa e do teor de oxigénio e gás carbónico dos tecidos da fruta.
   
 
  • Porque é que as pipocas rebentam?
    O grão de pipoca contém água no seu interior. A explosão da pipoca não é nada mais do que a expansão do vapor de água dentro do grão. Sabe-se que muito antes de Colombo descobrir a América, os índios do norte do continente americano já comiam pipocas. Eles começaram a fazê-las com a espiga inteira colocada num espeto e levada ao fogo. Depois, passaram a deitar o grãos soltos directamente para o fogo. Outro modo era cozinhar o milho numa panela de barro cheia de areia quente.
   
 
  • Porque é que a pimenta nos faz espirrar?
    Um dos culpados disso é o óleo encontrado na pimenta, que é retirado das sementes da planta e é usado para condimentar linguiças, molhos, carnes, etc. Outra culpada é a piperina, substância presente nas pimentas preta e branca. Mas, espirramos principalmente porque se costuma usar a pimenta em pó, e quando as suas partículas são aspiradas pelo nariz, o organismo tende a expeli-las, assim como faz com qualquer outro tipo de pó.
   
 
  • O chocolate que fica esbranquiçado está estragado?
    Sim. O chocolate com aspecto esbranquiçado sofreu a acção do calor. Um dos principais componentes do chocolate é a manteiga de cacau. Quando o produto é exposto a temperaturas acima de 28ºC, ele amolece e a manteiga separa-se do cacau. A manteiga fica concentrada na superfície do chocolate mesmo depois de ele voltar a endurecer. Após alguns dias, a manteiga pode iniciar um processo de proliferação de fungos e tornar o chocolate impróprio para o consumo humano.
   
 
  • É perigoso engolir pastilhas elásticas?
    A pastilha elástica não se cola no aparelho digestivo. Os resíduos digeridos são eliminados com as fezes. O problema é que, se a pessoa se engasgar, a pastilha pode obstruir a passagem de ar e causar asfixia.
   
 
  • De onde vem o caviar?
    O caviar é feito de ovas salgadas de esturjão, o maior peixe de água doce do mundo. Elas precisam de ser retiradas do peixe ainda vivo num prazo máximo de 15 minutos para depois serem peneiradas, lavadas e secas.
   
 
  • De onde vem a expressão "banho-maria"?
    É uma alusão à alquimista Maria, possivelmente irmã de Moisés, o líder hebreu que viveu entre os séculos XIII e XIV a.C. Foi ela quem inventou o processo de cozinhar lentamente alguma coisa mergulhando um recipiente com a substância em água fervente. Ou também pode ser uma referência à Virgem Maria, símbolo de doçura, pois o termo evoca "o mais doce dos cozimentos".
   
 

Anterior                                                                                                    Próxima >>

Copyright© 1996/2008  Netmarket Internet Brasil
Todos os direitos reservados.